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2019_JordhannaNerisSampaioCavalcante_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorKlein, Stefan Fornos-
dc.contributor.authorCavalcante, Jordhanna Neris Sampaio-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Jordhanna Neris Sampaio. Sobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva entender a ‘democracia brasileira’ pós-1988 pelos olhares da população negra, partindo da produção artística e teórica do grupo de rap Racionais MC’s, e do disco Sobrevivendo no Inferno. Aqui reivindicamos o fazer sociológico não canônico, realçando a produção periférica, marginalizada em razão do racismo que nega a capacidade de elaboração e racionalidade da população negra sobre a realidade que experimentamos. Pensar os acontecimentos históricos e disputas políticas do Brasil recente, assim como os arranjos que permitem a convivência de democracia e continuidade da política antinegro, deve partir de elaborações que não neguem a agência negra na história e formação do país. Por isso, fazemos o caminho de volta, olhando para o advento da Constituição de 1988 e seus refluxos na década de 1990 a partir do rap, como teoria crítica da realidade, com caráter descritivo e normativo que seja alternativo ao mainstream jurídico para a população negra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRap (Música)pt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - linguagempt_BR
dc.subject.keywordMúsica - questões étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordMúsica de protestopt_BR
dc.subject.keywordNegros - identidade racialpt_BR
dc.subject.keywordNegros - artistaspt_BR
dc.subject.keywordDemocracia racialpt_BR
dc.titleSobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-25T13:01:01Z-
dc.date.available2021-01-25T13:01:01Z-
dc.date.submitted2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26412-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to understand ‘Brazilian democracy’ in the post-1988 historical context through the eyes of black folk, specially departing from theoretical and artistic productions of the rap group called Racionais MC's and its album Sobrevivendo no Inferno [Surviving in hell]. Thereby we reclaim the non-canonical sociological production of theories, highlighting its peripheral making, marginalized due to how racism denies the capacity of rationalizing and elaborating of the black population regarding its own experienced reality. To think historical events and political disputes that recently happened in Brazil, such as the arrangements that grant the coexistence of democracy and the continuity of anti-black policies, we should begin this analysis from productions that do not deny black agency in History-making and building of this country. Therefore, we make our way back, taking a look at the advent of the Brazilian Constitution in 1988 and its consequences during the 1990's. We take the Hip Hop perspectives as a critical theory of reality and a new way to describe and create the norm to the black population differently from the justice system.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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