Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Klein, Stefan Fornos | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Jordhanna Neris Sampaio | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Jordhanna Neris Sampaio. Sobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva entender a ‘democracia brasileira’ pós-1988 pelos olhares da população
negra, partindo da produção artística e teórica do grupo de rap Racionais MC’s, e do disco
Sobrevivendo no Inferno. Aqui reivindicamos o fazer sociológico não canônico, realçando a
produção periférica, marginalizada em razão do racismo que nega a capacidade de elaboração
e racionalidade da população negra sobre a realidade que experimentamos. Pensar os
acontecimentos históricos e disputas políticas do Brasil recente, assim como os arranjos que
permitem a convivência de democracia e continuidade da política antinegro, deve partir de
elaborações que não neguem a agência negra na história e formação do país. Por isso, fazemos
o caminho de volta, olhando para o advento da Constituição de 1988 e seus refluxos na década
de 1990 a partir do rap, como teoria crítica da realidade, com caráter descritivo e normativo que
seja alternativo ao mainstream jurídico para a população negra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música de protesto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - artistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia racial | pt_BR |
dc.title | Sobrevivendo no inferno da ‘democracia’ no Brasil pós-1988 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T13:01:01Z | - |
dc.date.available | 2021-01-25T13:01:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26412 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to understand ‘Brazilian democracy’ in the post-1988 historical context through
the eyes of black folk, specially departing from theoretical and artistic productions of the rap
group called Racionais MC's and its album Sobrevivendo no Inferno [Surviving in hell].
Thereby we reclaim the non-canonical sociological production of theories, highlighting its
peripheral making, marginalized due to how racism denies the capacity of rationalizing and
elaborating of the black population regarding its own experienced reality. To think historical
events and political disputes that recently happened in Brazil, such as the arrangements that
grant the coexistence of democracy and the continuity of anti-black policies, we should begin
this analysis from productions that do not deny black agency in History-making and building
of this country. Therefore, we make our way back, taking a look at the advent of the Brazilian
Constitution in 1988 and its consequences during the 1990's. We take the Hip Hop perspectives
as a critical theory of reality and a new way to describe and create the norm to the black
population differently from the justice system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|