Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GiovanaMazzoniArmandoSantanna_tcc.pdf423,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O indianismo em José de Alencar e Mário de Andrade : a interpretação da nação brasileira
Autor(es): Sant’anna, Giovana Mazzoni Armando
Orientador(es): Dimitrov, Eduardo
Assunto: Literatura brasileira
Modernismo (Literatura)
Romantismo
Identidade nacional
Romance (Literatura)
Escritores brasileiros
Data de apresentação: 20-Nov-2019
Data de publicação: 25-Jan-2021
Referência: SANT’ANNA, Giovana Mazzoni Armando. O indianismo em José de Alencar e Mário de Andrade: a interpretação da nação brasileira. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho analisa as obras O Guarani, de José de Alencar, e Macunaíma, de Mário de Andrade, a partir de uma perspectiva crítica que busca compreender como se representou a identidade nacional brasileira. A comparação das obras permitiu evidenciar as diferenças entre o Indianismo do Romantismo e do Modernismo. O trabalho é dividido em duas partes: na primeira, é feita a revisão bibliográfica para entendimento do surgimento e desenvolvimento dos Estados-nação modernos; na segunda, é feita a ligação com o tema da literatura, com duas subdivisões, uma para cada obra selecionada, de modo a detalhar suas características e realizar uma comparação, visando entender como representam a identidade nacional.
Abstract: The present work analyses the book O Guarani, by José de Alencar, and Macunaíma, by Mário de Andrade, based on a critical perspective that aims to understand how the brazilian national identity was represented. The comparison between the books showed the differences between Romanticism and Modernist’s Indianism. The work is divided in two parts: the first one is a bibliographic revision to understand the emergence and development of modern state-nations; in the second one, a connection with literature is made, accompanied by two subdivisions, one for each selected book, to detail their characteristics and make a comparison, intending to show how they each represent national identity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.