Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LanusaMenezesdaSilveira.pdf685,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação inclusiva na perspectiva dos professores
Autor(es): Silveira, Lanusa Menezes da
Orientador(es): Santos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos
Assunto: Educação inclusiva
Professores
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: SILVEIRA, Lanusa Menezes da. A educação inclusiva na perspectiva dos professores. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs) no ensino regular tem encontrado inúmeras barreiras, e tem sido motivo de muitas discussões e estudo. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo do processo da Educação Inclusiva na perspectiva dos professores de uma escola da rede pública da cidade do Gama-DF. Deste modo, este estudo buscou analisar: “A Educação Inclusiva na perspectiva dos professores”, com intuito de promover reflexões sobre as possíveis soluções diante das dificuldades encontradas na educação inclusiva. Participaram do estudo quatro professores do Ensino Médio que atendem alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola da rede pública de ensino. Os procedimentos e instrumentos utilizados para a investigação do objeto de estudo foram concretizados através de uma entrevista semi-estruturada que continha doze perguntas, que investigavam a educação inclusiva na perspectiva do professor, para conhecer as impressões que os docentes têm a respeito dos seus alunos com necessidades educacionais especiais, buscando um maior conhecimento quanto aos seus sentimentos, dificuldades, angústias e representações que possam facilitar ou dificultar seu desempenho profissional diante da proposta inclusiva. Assim sendo, esta pesquisa se caracteriza por ser qualitativa pautada por teóricos representativos. A discussão dos resultados deu-se mediante a análise do conteúdo. Nos resultados obtidos, constatou-se a carência de recursos pedagógicos para trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, a falta de capacitação profissional, a necessidade de um ambiente adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais e a falta de contato com a família. Esses desafios estão aliados a uma má formação dos profissionais da Educação em relação à educação inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departemento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons