Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26395Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2020_GabrielRibeiroCoutinhoMoreira_tcc.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Araújo, André Gustavo de Melo | - |
| dc.contributor.author | Moreira, Gabriel Ribeiro Coutinho | - |
| dc.identifier.citation | MOREIRA, Gabriel Ribeiro Coutinho. A defesa da ordem imperial: o projeto de sustentação imagética de Carlos V. 2020. 50 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo elencar e analisar os aspectos constituintes do projeto político de Carlos V – imperador do Sacrum Romanum Imperium (SRI) – com base em 10 imagens impressas entre fins do século XV e metade do século XVI sobre si, sua dinastia e elementos institucionais do SRI. Seu corpus documental foi constituído pela representação da Dieta Imperial presente no Liber Chronicarum de Hatmann Schedel (1493), das duas últimas imagens componentes do painel A Árvore da Família Habsburgo de Robert Peril (1540) e de sete gravuras que integram a série As vitórias do Imperador Carlos V de Dirck Volkertz (1563). A pesquisa estabelece três eixos norteadores da produção imagética: (1) Carlos enquanto modelo dinástico de imperador, (2) a defesa da autoridade imperial a partir da identificação entre estrutura e dinastia, além da (3) associação das vitórias do Imperador como sendo também vitórias do Império. O trabalho permitiu concluir que os eixos norteadores do projeto imagético analisado eram baseados em quatro elementos constituintes do repertório de representação imperial: cavalaria, dinastia, reputação e fé. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Roma - história - Império - conflitos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Roma - história | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Fé | pt_BR |
| dc.title | A defesa da ordem imperial : o projeto de sustentação imagética de Carlos V | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2021-01-22T13:44:10Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-22T13:44:10Z | - |
| dc.date.submitted | 2020-10-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26395 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This work aims to list and analyze the constituent aspects of the political project of Carlos V - emperor of the Sacrum Romanum Imperium (SRI) - from 10 printed images produced between the end of the 15th century and the middle of the 16th century about him, his dynasty and institutional elements of SRI. Its documentary corpus was constituted by the representation of the Imperial way of life presented in the Liber Chronicarum of Hatmann Schedel (1493), the last two images of the panel, The Tree of the Habsburg Family of Robert Peril (1540), and seven engravings of the series The victories of the Emperor Carlos V of Dirck Volkertz (1563). The research establishes three guiding axes of imagery production: (1) Carlos as a dynastic model of emperor, (2) the defense of imperial authority from the identification between structure and dynasty in addition to (3) the association of the Emperor's victories as well as victories of the Empire. The work allowed us to conclude that the guiding axes of the imagetic project analyzed were based on four elements that make up the repertoire of imperial representation: cavalry, dynasty, reputation, and faith. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | História | |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.