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Título: As reformas educacionais republicanas na primeira metade do século XX
Autor(es): Rocha, Moisés de Sousa
Orientador(es): Oliveira, Ione de Fátima
Assunto: Educação - história
Brasil - história - Era Vargas
Ensino médio
Reforma do ensino
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 22-Jan-2021
Referência: ROCHA, Moisés de Sousa. As reformas educacionais republicanas na primeira metade do século XX. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho analisa os postulados do ensino de acordo com as reformas educacionais na primeira metade do século XX. Procuramos delinear as bases do ensino desde a Constituição de 1824 até o projeto de Capanema em 1942, numa análise das Constituições, dos Decretos, das Leis, dos Decretos-Leis, e também de documentos não oficiais, tais como manifestos e artigos jornais daquele período. Analisamos as várias reformas do ensino do período e o ensino secundário como a modalidade que formava a elite intelectual que conduziria a nação. Demonstramos que a elitização do ensino não nasceu com o Estado Novo de 1937, mas que se alterou pouco desde o período imperial. Obras de outros autores consagrados sobre o tema do ensino foram analisadas, indo além da área de estudo da História, numa relação de cruzamentos de informações entre a Sociologia, Pedagogia e História. A área de estudo nesse trabalho é a das ideias educacionais, delimitada nos projetos políticos e das elites intelectuais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
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