Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasBarbosaLeite_tcc.pdf495,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A “praga” do profissionalismo no futebol : o mito da democracia racial e o racismo velado na imprensa esportiva carioca no ano de 1933
Autor(es): Leite, Lucas Barbosa
Orientador(es): Pinto, Ana Flávia Magalhães
Assunto: Futebol
Racismo
Jogadores de futebol
Clubes de futebol
Negros - representações
Negros - condições sociais
Negros - identidade racial
Negros - representação midiática
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 21-Jan-2021
Referência: LEITE, Lucas Barbosa. A “praga” do profissionalismo no futebol: o mito da democracia racial e o racismo velado na imprensa esportiva carioca no ano de 1933. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: No ano de 1933, ocorreu uma mobilização por parte de quatro clubes cariocas para que o futebol do Rio de Janeiro deixasse de ser amador para se tornar profissional. O objetivo dessa pesquisa é analisar, por meio do estudo de periódicos da época e em diálogo com trabalhos acadêmicos, como o argumento de parte da imprensa que defendia o amadorismo do esporte era dotado de manifestações racistas, nos termos do chamado “racismo velado”, uma vez que apresentavam outras justificativas para frear o processo. Acompanhando contrastes e contradições nestes discursos, é possível traçar um paralelo entre o panorama do futebol daquela época com o mito da democracia racial no Brasil, mostrando como o futebol serviu de instrumento para que negros ascendessem socialmente em meio a uma sociedade marcada por um racismo institucionalizado, e como as elites dominantes tentaram impedir esse fenômeno, colocando em xeque a ideia de uma nação desprovida de racismo.
Abstract: In 1933, there was a mobilization by four Rio clubs for Rio de Janeiro football, leaving the amateurism to become professional. The aim of this research is to analyze, through the study of periodicals of the time and in dialogue with academic studies, as the argument of the press that defends the amateurism in the sport or time of racist manifestations, in the terms of the “veiled racism”, as we present other justifications for the final process. Following contrasts and contradictions in these discourses, it is possible to trace a parallel between the football landscape or the era of racial democracy in Brazil, showing how football or the service of instrument for ascending blacks socializing in the midst of a society indicated by institutionalized racism, and how the ruling elites tried to prevent this phenomenon, to challenge an idea of a nation devoid of racism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.