Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaSarmentoAssisLima_tcc.pdf411,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Do álcool à loucura : as campanhas antialcoólicas da Liga Brasileira de Higiene Mental no ano de 1930
Autor(es): Lima, Amanda Sarmento Assis
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Alcoolismo - tratamento
Campanhas públicas de saúde
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 20-Jan-2021
Referência: LIMA, Amanda Sarmento Assis. Do álcool à loucura: as campanhas antialcoólicas da Liga Brasileira de Higiene Mental no ano de 1930. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca analisar o pensamento higienista e eugênico da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM) no que diz respeito às campanhas antialcoólicas desenvolvidas no ano de 1930 pela instituição. Foram vários os trabalhos encabeçados pela LBHM no sentido de combater o que a instituição considerava serem mazelas sociais que assolavam o Rio de Janeiro do século XX. Dentre tantos trabalhos escolhemos as campanhas anti-alcoolicas divulgadas principalmente nos Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (ABHM), nossa fonte primária e o periódico oficial de divulgação de ideias da LBHM. Essas campanhas resultaram nas Semanas Anti-alcoolicas, em projetos de lei, e na presença efetiva da LBHM nas escolas municipais cariocas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.