Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pegoraro, Jonas Wilson | - |
dc.contributor.author | Nunes, Amanda Almeida | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Amanda Almeida.Sobre o “Nazifascismo” nos livros didáticos: conceito e imagem. 2019. 48 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo analisar elementos conceituais e de representação a respeito do “Nazifascismo” nos livros didáticos utilizados no Distrito Federal desde 2016. Para dar substância ao estudo, foram investigadas catorze publicações tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino, observando tanto o 9º nível do Ensino Fundamental II quanto o 3º ano do Ensino Médio. Não fugiu à análise a formação acadêmica dos autores dos livros e as referências bibliográficas para a composição dos capítulos. No que diz respeito às questões representativas, foram pensadas as imagens apresentadas nos livros, entendendo que as mesmas são de responsabilidade dos autores no ato de “pensar” o capítulo e orientar a “narrativa”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nazismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Sobre o “Nazifascismo” nos livros didáticos : conceito e imagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T12:28:31Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T12:28:31Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26369 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to analyze both the conceptual and representative elements regarding the “Nazifascism” within educational textbooks adopted in Distrito Federal since 2016 To present this study with considerable substance, fourteen published books were investigated from both the public and the particular educational systems, as early as the material from the ninth grade of Middle School and as late as the books from the third year of High School. This study and analysis did not disregard the academic background of the authors of those books and neither the bibliographical references used to elaborate the chapters and activities concerning the proposed subject area. As for the representative matters, images were presented within the books, which are of the authors’ responsibility in their attempts to “reflect upon” the chapter and to mentor the “narrative”. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|