Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaAlmeidaNunes_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPegoraro, Jonas Wilson-
dc.contributor.authorNunes, Amanda Almeida-
dc.identifier.citationNUNES, Amanda Almeida.Sobre o “Nazifascismo” nos livros didáticos: conceito e imagem. 2019. 48 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar elementos conceituais e de representação a respeito do “Nazifascismo” nos livros didáticos utilizados no Distrito Federal desde 2016. Para dar substância ao estudo, foram investigadas catorze publicações tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino, observando tanto o 9º nível do Ensino Fundamental II quanto o 3º ano do Ensino Médio. Não fugiu à análise a formação acadêmica dos autores dos livros e as referências bibliográficas para a composição dos capítulos. No que diz respeito às questões representativas, foram pensadas as imagens apresentadas nos livros, entendendo que as mesmas são de responsabilidade dos autores no ato de “pensar” o capítulo e orientar a “narrativa”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNazismopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.titleSobre o “Nazifascismo” nos livros didáticos : conceito e imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T12:28:31Z-
dc.date.available2021-01-20T12:28:31Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26369-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to analyze both the conceptual and representative elements regarding the “Nazifascism” within educational textbooks adopted in Distrito Federal since 2016 To present this study with considerable substance, fourteen published books were investigated from both the public and the particular educational systems, as early as the material from the ninth grade of Middle School and as late as the books from the third year of High School. This study and analysis did not disregard the academic background of the authors of those books and neither the bibliographical references used to elaborate the chapters and activities concerning the proposed subject area. As for the representative matters, images were presented within the books, which are of the authors’ responsibility in their attempts to “reflect upon” the chapter and to mentor the “narrative”.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.