Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlexDaSilvaSousa_tcc.pdf818,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A obrigatoriedade da vacina contra a varíola em 1904 : uma ameaça à liberdade individual
Autor(es): Sousa, Alex da Silva
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Vacinação
Revoltas
Movimentos sociais
Habitação popular
Direitos sociais
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 19-Jan-2021
Referência: SOUSA, Alex da Silva. A obrigatoriedade da vacina contra a varíola em 1904: uma ameaça à liberdade individual. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a forma que o Correio da Manhã, um dos principais jornais de oposição ao governo federal em 1904, abordava a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, associada a violação de liberdades e direitos. Além disso, será exposto as reformas de urbanização e modernização na cidade do Rio de Janeiro, que eram objetivos dos programas de governo do presidente Rodrigues Alves. Será levado em consideração as habitações coletivas e a vida da população mais pobre que morava em cortiços. Por fim, o trabalho será voltado propriamente a análise da violação de liberdades e direitos e a Revolta da Vacina em 1904.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.