Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RonyellHenriqueDosSantos_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de operações de refatoração para aprimoramento de variabilidade em sistemas de software
Autor(es): Santos, Ronyell Henrique dos
Orientador(es): Lanna, André Luiz Peron Martins
Assunto: Software - avaliação
Software - desenvolvimento
Software - controle de qualidade
Software - manutenção
Software - qualidade
Data de apresentação: 28-Fev-2020
Data de publicação: 19-Jan-2021
Referência: SANTOS, Ronyell Henrique dos. Utilização de operações de refatoração para aprimoramento de variabilidade em sistemas de software. 2020. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020.
Resumo: A fase de manutenção é a fase mais onerosa no ciclo de vida de um software. A variabilidade tende a aumentar a manutenibilidade de um sistema, isto é, aumentar o percentual de correção de falhas ocorrerem com êxito. Formas de se aplicar variabilidade em um sistema vão desde o desenvolvimento de um código no paradigma orientado a objetos com a utilização de padrões de projeto ou de conceitos do paradigma (como por exemplo a herança), até o desenvolvimento de uma linha de produtos de software. Contudo, nem sempre um software é construido considerando sua fase de manutenção, logo, sua manutenibilidade tende a ser crítica nesse caso. A refatoração tenta mitigar alguns desses problemas pois ela de maneira controlada modificar o código para que haja uma melhoria em sua estrutura sem alterar o comportamento externamente observável. O presente trabalho tem o objetivo de aprimorar variabilidade por meio da aplicação de operações de refatoração em sistemas de software. Com base nisso, é proposta a construção de uma ferramenta que identifique pontos de variabilidade, verifique quais operações de refatoração são aplicáveis, escolha algumas delas e indique as operações que farão o código obter uma melhora no design do sistema com base em sua variabilidade. Para tal foram elencadas propriedades que conseguissem extrair um padrão de situações onde a variabilidade pudesse encontrada e foram verificadas novamente após a aplicação manual do aprimoramento. Com isso as métricas não apontavam para o contexto de refatoração, evidenciando a possibilidade da utilização dessa abordagem para apontamento de aprimoramento do design da variabilidade.
Abstract: Maintenance is the most costly phase in the software life cycle. The variability tends to increase the maintainability of a system such it increases the percentage of successfully errors corrections. There are different manners to apply variability in a system ranging from developing a code in the object-oriented paradigm, by using design patterns or properties like inheritance, up to developing a software product line. Usually the development of a software does not consider the maintenance phase even knowing the software maintenability tends to be critical. The refactoring attempts to mitigate some of these problems by improving the code’s structure and preserving its external behavior. The present work aims to refine variability through the application of refactoring operations in software systems. Based on this, it is proposed to build a tool that identifies points of variability, check which refactoring operations are applicable, choose some of them and indicate the operations that will make the code improve the system design based on its variability. For that, properties were listed that could extract a pattern of situations where the variability could be found and were checked again after the manual application of the improvement. As a result, the metrics did not point to the refactoring context, showing the possibility of using this approach to improve the variability design.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Gama, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.