Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CeciliaFrancaBessa_tcc.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de software gamificado para fomentar a mobilidade compartilhada em ambiente universitário
Autor(es): Bessa, Cecilia França Dib de Oliveira
Orientador(es): Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Assunto: Mobilidade urbana
Mobilidade social
Acessibilidade
Transporte urbano
Software - desenvolvimento
Carona
Gamificação
Data de apresentação: 16-Jun-2020
Data de publicação: 19-Jan-2021
Referência: BESSA, Cecilia França Dib de Oliveira. Desenvolvimento de software gamificado para fomentar a mobilidade compartilhada em ambiente universitário. 2020. 85 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020.
Resumo: A mobilidade urbana sustentável é uma dimensão importante em uma cidade inteligente e um dos principais problemas para a sustentabilidade da cidade. Também teve um impacto transformacional em muitas cidades globais, melhorando a acessibilidade do transporte e, ao mesmo tempo, reduzindo a propriedade de veículos pessoais. O uso compartilhado de um veículo, bicicleta ou outro modo é uma estratégia de transporte eficiente, mas pode falhar se não houver iniciativas de conscientização e políticas de incentivo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da versão inicial de um software gamificado para mobilidade compartilhada. O cenário de aplicação da solução é a Faculdade de Engenharia da Universidade de Brasília - Campus Gama e os usuários são os próprios estudantes. A abordagem metodológica abrange os princípios aplicados à Engenharia de Software, utilizando processos e métodos mais adequados ao contexto. Partindo do levantamento de requisitos e se consumando na implantação do software. O resultado do trabalho fornece ao público alvo o acesso à um sistema web com recursos de gamificação possibilitando a inclusão de melhorias para sua evolução e a inserção de mais técnicas de design de jogos.
Abstract: Sustainable urban mobility is an important dimension in a smart city and one of the main problems for the sustainability of the city. It has also had a transformational impact in many global cities, improving accessibility of transportation and, at the same time, reducing ownership of personal vehicles. The shared use of a vehicle, bicycle or otherwise is an efficient transportation strategy, but it can fail if there are no awareness initiatives and incentive policies. Therefore, the objective of this work is the development of the initial version of a gamified software for shared mobility. The solution application scenario is the Engineering Faculty of the University of Brasília - Campus Gama and the users are the students themselves. The methodological approach covers the principles applied to Software Engineering, using processes and methods more appropriate to the context. Starting from the requirements survey and ending with the software implementation. The result of the work provides the target audience with access to a web system with gamification resources, enabling the inclusion of improvements for its evolution and the insertion of more game design techniques.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Gama, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.