Título: | Desenvolvimento de software gamificado para fomentar a mobilidade compartilhada em ambiente universitário |
Autor(es): | Bessa, Cecilia França Dib de Oliveira |
Orientador(es): | Silva, Wander Cleber Maria Pereira da |
Assunto: | Mobilidade urbana Mobilidade social Acessibilidade Transporte urbano Software - desenvolvimento Carona Gamificação |
Data de apresentação: | 16-Jun-2020 |
Data de publicação: | 19-Jan-2021 |
Referência: | BESSA, Cecilia França Dib de Oliveira. Desenvolvimento de software gamificado para fomentar a mobilidade compartilhada em ambiente universitário. 2020. 85 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020. |
Resumo: | A mobilidade urbana sustentável é uma dimensão importante em uma cidade inteligente e
um dos principais problemas para a sustentabilidade da cidade. Também teve um impacto
transformacional em muitas cidades globais, melhorando a acessibilidade do transporte e,
ao mesmo tempo, reduzindo a propriedade de veículos pessoais. O uso compartilhado de
um veículo, bicicleta ou outro modo é uma estratégia de transporte eficiente, mas pode
falhar se não houver iniciativas de conscientização e políticas de incentivo. Dessa forma,
o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da versão inicial de um software gamificado para mobilidade compartilhada. O cenário de aplicação da solução é a Faculdade
de Engenharia da Universidade de Brasília - Campus Gama e os usuários são os próprios
estudantes. A abordagem metodológica abrange os princípios aplicados à Engenharia de
Software, utilizando processos e métodos mais adequados ao contexto. Partindo do levantamento de requisitos e se consumando na implantação do software. O resultado do
trabalho fornece ao público alvo o acesso à um sistema web com recursos de gamificação
possibilitando a inclusão de melhorias para sua evolução e a inserção de mais técnicas de
design de jogos. |
Abstract: | Sustainable urban mobility is an important dimension in a smart city and one of the
main problems for the sustainability of the city. It has also had a transformational impact
in many global cities, improving accessibility of transportation and, at the same time,
reducing ownership of personal vehicles. The shared use of a vehicle, bicycle or otherwise
is an efficient transportation strategy, but it can fail if there are no awareness initiatives
and incentive policies. Therefore, the objective of this work is the development of the
initial version of a gamified software for shared mobility. The solution application scenario
is the Engineering Faculty of the University of Brasília - Campus Gama and the users
are the students themselves. The methodological approach covers the principles applied
to Software Engineering, using processes and methods more appropriate to the context.
Starting from the requirements survey and ending with the software implementation.
The result of the work provides the target audience with access to a web system with
gamification resources, enabling the inclusion of improvements for its evolution and the
insertion of more game design techniques. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB, Gama, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.