Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WagnerDosSantosCaxeta_tcc.pdf3,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Possibilidades de ser e estar em humanidade : uma proposta de pedagogia cênica pelas naturezas em relação
Autor(es): Caxeta, Wagner dos Santos
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Artes cênicas - ensino
Educação ambiental
Etnocenologia
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 19-Jan-2021
Referência: CAXETA, Wagner dos Santos. Possibilidades de ser e estar em humanidade: uma proposta de pedagogia cênica pelas naturezas em relação. 2019. 74 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—-Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia é o resultado de uma pesquisa na área de Artes Cênicas como exercício de Educação Ambiental junto ao espaço físico da natureza. Sob abordagem etnocenológica, conduzi um grupo de seis pessoas, com idades aproximadas entre 23 e 40 anos, interessadas em dividir atividades de percepção sensorial e experimentação cênica. Buscamos construir conhecimento a partir das relações com as alteridades, à medida em que explorávamos formas outras de ser e estar no mundo. Conhecimento que se evidenciou na análise de relatos, na troca de experiências, no registro da reverberação dos exercícios por meio de desenhos e escritas automáticas – também como recurso potencializador do acesso ao self –, bem como na consciência pedagógica que fui desenvolvendo ao longo do processo. Dialogando ainda com saberes indígenas, procurei entender a relação entre o corpo cotidiano e a extracotidianidade de experimentações espetacularizadas na extensão da subjetividade pelo espaço da natureza. Assim, fui trabalhando uma metodologia de ensino de artes centrada em uma perspectiva decolonialista de humanidade, posto que orientada pela atualização de si e do grupo perante a ideia de (re)conexão entre tudo que há no Todo. Como resultado, considero que me propus uma metodologia de pedagogia cênica que leva em consideração as relações também com outros aspectos da natureza, que não somente os humanos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.