Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Oséias Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Borges, Devid Wallas de Sousa | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Devid Wallas de Sousa. Educação física e meio ambiente: uma trilha interdisciplinar. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da necessidade premente das sociedades contemporâneas em
desenvolver valores socioambientais, o presente estudo, em andamento, busca
compreender como podemos “romper os muros da escola” e construir através
da Educação Física uma conversa com o meio ambiente que permita unir o útil
ao agradável, fazendo com que exista através deste diálogo, uma contribuição
social que verticalize a interdisciplinaridade, a qualidade de vida e a
conscientização ambiental, uma vez que trilhar na natureza e preservar a
mesma é sinônimo de semear, plantar e colher bons frutos. Dada à importância
da Educação Ambiental no temas transversais, como uma dimensão a ser
desenvolvida em todas as áreas do conhecimento, no sentido de promover
reflexões e ações quanto à realidade socioambiental, considera-se significativo
realizar um estudo que envolva alunos do ensino médio sobre a Educação
Física em conexão com a Educação Ambiental, a partir da seguinte questão da
pesquisa: É possível a inserção da prática corporal orientada no meio ambiente
construindo uma conscientização nos alunos através da trilha ecológica como
proposta de intervenção pedagógica nas aulas de educação física.? Para
responder essa questão tem-se como objetivo: Elaborar uma proposta de
intervenção, a partir das aulas de Educação Física no Ensino Médio, tendo
como perspectiva a interação com o meio ambiente na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio “Sagrado Coração de Jesus” – Duas Estradas/PB
com participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na
discussão teórica-prática dessa pesquisa irá se discutir as vertente da
interdisciplinaridade, qualidade de vida e meio ambiente numa construção
exploratória também in loco (Trilha ecológica na cachoeira de Ouricuri –
Pilões/PB e no Parque Estadual Pedra da Boca – Araruna/PB), nesse contexto,
a partir dos estudos de Costa (2000), Guimarães (2005), Marinho (2004),
Monteiro (2008), entre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Educação física e meio ambiente : uma trilha interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T11:58:26Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T11:58:26Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26340 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with the urgent need of contemporary societies to develop social and environmental values, this current study seeks to understand how we can "break the walls of the school" and build through Physical Education a conversation with the environment that allows us to join the useful to the pleasant, making a social contribution through this dialogue that verticalizesinterdisciplinarity, quality of life and environmental awareness, since treading on nature and preserving it is synonymous with sowing, planting and reaping good fruit. Given the importance of Environmental Education in crosscutting themes, as a dimension to be developed in all areas of knowledge, in order to promote reflections and actions regarding socio-environmental reality, it is considered significant to carry out a study that involves high school students about Physical Education in connection with Environmental Education, from the following research question: Is it possible to insert body-oriented practice in the environment by building an awareness in the students through the ecological trail as a proposal for pedagogical intervention in physical education classes? To answer this question we have as objective: To elaborate a proposal of intervention, from Physical Education classes in Secondary School, having as perspective the interaction with the environment in the State School of Elementary and Middle School "Sacred Heart of Jesus" - Two Roads / PB with participation of the Service of Coexistence and Strengthening of Links. In the theoretical-practical discussion of this research will be discussed the interdisciplinarity, quality of life and environment in an exploratory construction also in loco (Ecological Trail in Ouricuri waterfall - Pilões / PB and Pedra da Boca State Park - Araruna / PB) , in this context, from the studies of Costa (2000), Guimarães (2005), Marinho (2004), Monteiro (2008), among others. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|