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Título: Desenvolvimento sustentável e o consumo consciente : uma análise do comportamento dos professores de ensino fundamental e médio das escolas particulares localizadas no bairro Jundiaí da cidade de Anápolis-GO
Autor(es): Oliveira, Marly Alves de
Orientador(es): Gonzales, Selma Lúcia de Moura
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Consumo (Economia)
Responsabilidade social
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Marly Alves de. Desenvolvimento sustentável e o consumo consciente: Uma Análise do comportamento dos professores de ensino fundamental e médio das escolas particulares localizadas no bairro Jundiaí da cidade de Anápolis-GO. 2011. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar se os professores das escolas particulares de Anápolis adotam as práticas de consumidor consciente, tendo por base os critérios utilizados pelo Instituto Akatu no “Teste do Consumidor Consciente”. O trabalho está dividido em duas partes, a primeira parte faz referência às ações ligadas ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade social corporativa de parte das organizações que atuam no Brasil. Esta análise foi realizada através de revisão bibliográfica. A segunda parte desta monografia faz uma abordagem sobre o consumo consciente e comportamento do consumidor. Para este fim, foi analisado o comportamento dos professores do ensino fundamental e médio, lotados em 05 escolas particulares localizadas no bairro Jundiaí, cidade de Anápolis-GO. Os dados foram coletados através de questionários aplicados junto a 97 professores, que constituem a amostra desta população. A pesquisa apontou que esses consumidores apresentam certo grau de preocupação com o meio ambiente e já consolidaram algumas das práticas de consumo consciente em sua rotina diária. Ao passo que outras ainda dependem de maior adesão por parte do público pesquisado. Entre essas práticas estão o hábito de conhecer e valorizar empresas que demonstram adotar ações sustentáveis e responsabilidade socioambiental, ler atentamente os rótulos dos produtos antes de decidir a compra e optar por produtos ambientalmente corretos, e cuidados com o manejo correto do lixo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2634
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