Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EllenCarolinaPereira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)482,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise reflexiva sobre uma branca sombra pálida de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Pereira, Ellen Carolina
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Análise literária
Contos brasileiros
Literatura brasileira - história e crítica
Personagens literários
Mulheres na literatura
Homossexualismo e literatura
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 13-Jan-2021
Referência: PEREIRA, Ellen Carolina. Uma análise reflexiva sobre uma branca sombra pálida de Lygia Fagundes Telles. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar criticamente o conto Uma branca sombra pálida da escritora Lygia Fagundes Telles, publicado em 1995 e que faz parte da coletânea intitulada A noite escura e mais eu. A narradora da história é a mãe de Gina, que além de narrar os fatos se constitui como um personagem importante da história. Gina, por sua vez, é uma garota que comete suicídio após receber um ultimato por parte da mãe sobre uma possível existência de uma relação afetiva com sua amiga Oriana. Através de idas e vindas no tempo, a mãe de Gina traz ao texto uma série de importantes temáticas como a relação homoafetiva da filha, o preconceito contra homossexuais, bem como a visão de uma sociedade conservadora, que acaba por reafirmar o estilo próprio de Telles de problematizações em torno de personagens femininas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.