Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NaylaFonsecadaSilvaPinto.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações comerciais Brasil e Mercosul : uma visão sobre o agronegócio brasileiro
Autor(es): Pinto, Nayla Fonsêca da Silva
Orientador(es): Vieira, Vanauey Ferreira
Assunto: Comércio internacional
MERCOSUL
Economia
Agronegócios
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 27-Jan-2012
Referência: PINTO, Nayla Fonsêca da Silva. Relações comerciais Brasil e Mercosul: uma visão sobre o agronegócio brasileiro. 2011. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Setor responsável por registrar um saldo comercial de US$ 63 bilhões em 2010, o correspondente a um aumento de 15% sobre o valor registrado em 2009, o agronegócio brasileiro conseguiu manter a importância econômica adquirida no século XVI com a extração do pau-brasil. Atualmente, o principal produto da pauta deste setor é a soja, que foi responsável por um saldo de US$ 17 bilhões na balança comercial de 2010, o maior registrado entre todos os produtos do agronegócio brasileiro. Dentro desse contexto, no qual este setor é de grande importância para a economia do Brasil, este trabalho tem o objetivo de avaliar como se seguiram as relações comerciais mantidas entre o Brasil e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), especialmente no que diz respeito ao impacto que as mesmas tiveram sobre as cadeias do agronegócio brasileiro. Para tanto, será caracterizado o período histórico no qual são dados os primeiros passos para a constituição do Mercosul, avaliado as relações comerciais Brasil x Mercosul, explicado a situação do agronegócio brasileiro frente às exigências do Mercosul, e diagnosticado a situação atual do agronegócio brasileiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2632
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons