Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Raíssa Carvalho dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raíssa Carvalho dos. Sobre a influência do conhecimento prévio e aprendizagem. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os conhecimentos prévios advêm das relações cujo indivíduo estabelece ao longo da vida com o seu meio social e cultural. São constituídos pelas influências familiares, religiosas, políticas, econômica e intelectual e podem ser entendidos como senso comum, de acordo Natanael Feijó e Delizoicov (2016). Este estudo tem o objetivo de investigar o conceito de conhecimento prévio e analisar algumas referências bibliográficas sobre o tema. Assim, para elaboração do estudo, adotou-se pela revisão bibliográfica, realizada a partir de autores, como: David Hestenes, Malcom Wells e Gregg Swackhamer (1985) sobre o Concept Force Inventory; o artigo apresentado no XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - Tradução e validação do teste “Force Concept Inventory”, dos autores Simone Aparecida Fernandes e Sergio Luiz Talim (2009); Model analysis: Representing and assessing the dynamics of student learning de Lei Bao e Edward F. Redish (2006); Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola de John Bransford, Ann Brown e Rodney R. Cocking (2007); How people construct mental models de Adams Collins e Dedre Gentner (1987); Learning and Understanding: Improving Advanced Study of Mathematics and Science in U.S. High Schools de Jerry P. Gollub et al. (2002); Exploring students' cognitive structures in learning science: a review of relevant methods de Chin-Chung Tsai e Chao Ming (2002). Vale citar que, dado o exíguo tempo, não foi possível realizar um estudo de caso, mas seria bastante interessante como complementação desse estudo. O estudo trouxe ricos frutos de cunho acadêmico, todavia, nem todos condizentes com o idealizado, em se tratando de linguística, por exemplo, não são desenvolvidas pesquisas, no âmbito do conhecimento prévio, no Brasil, o que já não acontece em literatura. Foi possível constatar também que, comumente, os professores não levam em consideração os conhecimentos prévios de seus estudantes, mesmo sendo eles importantes para a construção da aprendizagem. Ressalta-se, sobre isso, que o conhecimento prévio permite ao docente sair de um modelo mental abstrato e ensinar a partir das vivências individuais do discente, solidificando o conhecimento sobre dado tema, principalmente, aqueles menos cotidianos, tais quais o uso de advérbios ou modos verbais, como o subjuntivo. Percebe-se disso que tais usos possibilitam que os modelos mentais passem
6
pelo caminho da interação, dedução e predicção, fazendo com que o estudante chegue a um modelo mental mais sólido. Com o desenvolvimento do estudo, foi possível perceber também que é relevante a elaboração de estratégias de ensino, planos e atividades mais direcionadas à realidade do aluno. Devendo o professor, para tanto, partir do conhecimento prévio discente para a elaboração de atividades em classe, exercícios e avaliações, pois essas trazem um aprendizado sólido, sendo, com isso, possível aplica-lo em outros momentos de vivência ou estudo de outras disciplinas, mesmo que não estejam diretamente relacionadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - formação | pt_BR |
dc.title | Sobre a influência do conhecimento prévio e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T12:16:42Z | - |
dc.date.available | 2021-01-13T12:16:42Z | - |
dc.date.submitted | 2019-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26317 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|