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2019_KatiaReginaCardosoPedra_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)594,94 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, Lúcia Helena Marques-
dc.contributor.authorPedra, Kátia Regina Cardoso-
dc.identifier.citationPEDRA, Kátia Regina Cardoso. A representação da mulher no romance brasileiro: a narrativa do não-protagonismo feminino. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA vida cotidiana das famílias cariocas do século XIX envolvidas nas tramas de casamentos arranjados por interesses, dos amores impedidos por sanções sociais, do dinheiro como poderoso agente motivador das ações humanas, a complicação do natural que se confunde com o social, a dissimulação como parte integrante do comportamento das pessoas e o fracasso sentimental de todas as mulheres de uma família, fazem parte do contexto deste trabalho. As obras analisadas são Iaiá Garcia de Machado de Assis, O cortiço de Aluísio de Azevedo e As parceiras de Lya Luft. Em Iaiá Garcia, as personagens são dissimuladas e com o comportamento marcado por um uso constante de máscaras, recurso necessário para o bom convívio social. Em O cortiço há a presença das camadas burguesas e das camadas mais inferiores da sociedade carioca em luta por posições que as eleve a patamares mais próximos da aristocracia. O enredo se desenrola em características rigorosamente binárias. Há o sobrado e o cortiço em permanente tensão e violência; disputas em torno de espaço; esquema de oposições entre os moradores que são adversários; arranjos e recomposições não cessam de se fazer e refazer. Em As parceiras, o fracasso no casamento torna a loucura como estigma das mulheres de uma família. O passado volta a se repetir, tornando as perdas uma herança recebida junto com a casa da praia na qual todas as mulheres da família viveram. É objetivo deste trabalho apresentar essas obras e seus contextos sociais, com enfoque nas suas personagens femininas e o seu papel de protagonismo, ou não, dentro desse universo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.keywordPersonagens literáriospt_BR
dc.subject.keywordLiteratura e sociedadept_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - história e críticapt_BR
dc.subject.keywordRomance (Literatura)pt_BR
dc.titleA representação da mulher no romance brasileiro : a narrativa do não-protagonismo femininopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-11T20:37:30Z-
dc.date.available2021-01-11T20:37:30Z-
dc.date.submitted2020-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26307-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The daily life of nineteenth-century Rio families involved in the plots of weddings arranged by interests, of the loves impeded by social sanctions, of money as a powerful motivating agent of human actions, the complication of the natural that is confused with the social, dissimulation as part integral to people's behavior and the sentimental failure of all women in a family, are part of the context of this work. The analyzed works are Iaiá Garcia, by Machado de Assis, The tenement, by Aluísio de Azevedo and The partners, by Lya Luft. In Iaiá Garcia, the characters are disguised and their behavior is marked by the constant use of masks, a necessary resource for good social interaction. In The tenement there is the presence of the bourgeois layers and the lower layers of Rio society struggling for positions that raise them to levels closer to the aristocracy. The plot unfolds in strictly binary characteristics. There is the townhouse and the tenement in permanent tension and violence; disputes over space; scheme of oppositions between residents who are opponents; arrangements and recompositions do not cease to be made and redone. In The partners, failure in marriage makes madness the stigma of women in a family. The past is repeated again, making the losses an inheritance received along with the beach house where all the women of the family lived. The objective of this work is to present these works and their social contexts, focusing on their female characters and their role as protagonists, or not, within this universe.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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