Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lima, Rogério da Silva | - |
dc.contributor.author | Mendes, Júlia Ribeiro de Abreu | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Júlia Ribeiro de Abreu. Grafite e música: a arte dialoga com a vida. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O grafite é considerado um tipo de arte urbana moderna, utilizada como uma
forma de expressão tanto artística, quanto cultural e social, realizada de forma
rebelde por jovens das periferias, como uma maneira de contestação à opressão
e desigualdade social. Para os jovens, o grafite consiste em um meio de
expressão de seus sentimentos e em um espaço de apropriação da paisagem
urbana, pois, diferente de outras formas de arte, o grafite faz dessa paisagem, e
mais especificamente das ruas e seus muros, sua própria galeria de exposição,
permitindo que o grafiteiro dialogue com o contexto e com os “leitores” da arte,
mesmo fora dos espaços reservados para esta finalidade; isso demonstra que o
grafite atua também como um espaço de comunicação que atinge a todos os
indivíduos da sociedade, sem importar suas condições sociais. Neste contexto, o
presente trabalho de pesquisa, a partir de uma análise crítica de quatro textos
literários (letras de músicas), visa analisar como o grafite dialoga com a realidade
social e, mais especificamente, como as músicas que falam sobre o grafite atuam
no diálogo com a vida e na representação do contexto em que se desenvolvem. A
escolha desta temática para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa
justifica-se pela necessidade de entender a importância do grafite como arte,
como documento de arquivo, como meio de comunicação e como forma de
reivindicação de direitos humanos, através da apropriação do espaço público.
Dentre as conclusões destaca-se a necessidade de estabelecer conexões entre a
música e outros tipos de arte, principalmente o grafite e as artes consideradas
periféricas/marginais, para entender a função social desta arte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grafite (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte de rua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura marginal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e juventude | pt_BR |
dc.title | Grafite e música : a arte dialoga com a vida | pt_BR |
dc.title.alternative | Graffiti and music : art dialogues with life | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-11T20:29:51Z | - |
dc.date.available | 2021-01-11T20:29:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26306 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Graffiti is considered a type of modern urban art, used as a form of expression
artistic, cultural and social, rebelliously performed by young people from the
outskirts, as a form of opposition to oppression and social inequality. For young
people, graffiti is a form of expression of their feelings and a space of
appropriation of the urban landscape, because, unlike other art forms, graffiti
makes this landscape, and more specifically the streets and their walls, his own
exhibition gallery, allowing the graffiti artist to dialogue with the context and the
“readers” of art, even outside the spaces reserved for this purpose; This shows
that graffiti also acts as a means of communication that reaches all individuals in
society, regardless of their social conditions. In this context, the present research
work, from a critical analysis of four literary texts (lyrics), aims to analyze how
graffiti dialogues with social reality and, more specifically, how the songs that talk
about graffiti act in the dialogue with life and in the representation of the context in
which they develop. The choice of this theme for the development of this research
work is justified by the need to understand the importance of graffiti as art, as an
archival document, as a means of communication and as a means of claiming
human rights, through the appropriation of public space. Among the conclusions,
we highlight the need to establish connections between music and other types of
art, especially graffiti and peripheral / marginal arts, to understand the social
function of this art. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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