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2019_JuliaRibeiroDeAbreuMendes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)198,96 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorLima, Rogério da Silva-
dc.contributor.authorMendes, Júlia Ribeiro de Abreu-
dc.identifier.citationMENDES, Júlia Ribeiro de Abreu. Grafite e música: a arte dialoga com a vida. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO grafite é considerado um tipo de arte urbana moderna, utilizada como uma forma de expressão tanto artística, quanto cultural e social, realizada de forma rebelde por jovens das periferias, como uma maneira de contestação à opressão e desigualdade social. Para os jovens, o grafite consiste em um meio de expressão de seus sentimentos e em um espaço de apropriação da paisagem urbana, pois, diferente de outras formas de arte, o grafite faz dessa paisagem, e mais especificamente das ruas e seus muros, sua própria galeria de exposição, permitindo que o grafiteiro dialogue com o contexto e com os “leitores” da arte, mesmo fora dos espaços reservados para esta finalidade; isso demonstra que o grafite atua também como um espaço de comunicação que atinge a todos os indivíduos da sociedade, sem importar suas condições sociais. Neste contexto, o presente trabalho de pesquisa, a partir de uma análise crítica de quatro textos literários (letras de músicas), visa analisar como o grafite dialoga com a realidade social e, mais especificamente, como as músicas que falam sobre o grafite atuam no diálogo com a vida e na representação do contexto em que se desenvolvem. A escolha desta temática para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa justifica-se pela necessidade de entender a importância do grafite como arte, como documento de arquivo, como meio de comunicação e como forma de reivindicação de direitos humanos, através da apropriação do espaço público. Dentre as conclusões destaca-se a necessidade de estabelecer conexões entre a música e outros tipos de arte, principalmente o grafite e as artes consideradas periféricas/marginais, para entender a função social desta arte.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGrafite (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte de ruapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura marginalpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura e sociedadept_BR
dc.subject.keywordMúsica e juventudept_BR
dc.titleGrafite e música : a arte dialoga com a vidapt_BR
dc.title.alternativeGraffiti and music : art dialogues with lifept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-11T20:29:51Z-
dc.date.available2021-01-11T20:29:51Z-
dc.date.submitted2019-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Graffiti is considered a type of modern urban art, used as a form of expression artistic, cultural and social, rebelliously performed by young people from the outskirts, as a form of opposition to oppression and social inequality. For young people, graffiti is a form of expression of their feelings and a space of appropriation of the urban landscape, because, unlike other art forms, graffiti makes this landscape, and more specifically the streets and their walls, his own exhibition gallery, allowing the graffiti artist to dialogue with the context and the “readers” of art, even outside the spaces reserved for this purpose; This shows that graffiti also acts as a means of communication that reaches all individuals in society, regardless of their social conditions. In this context, the present research work, from a critical analysis of four literary texts (lyrics), aims to analyze how graffiti dialogues with social reality and, more specifically, how the songs that talk about graffiti act in the dialogue with life and in the representation of the context in which they develop. The choice of this theme for the development of this research work is justified by the need to understand the importance of graffiti as art, as an archival document, as a means of communication and as a means of claiming human rights, through the appropriation of public space. Among the conclusions, we highlight the need to establish connections between music and other types of art, especially graffiti and peripheral / marginal arts, to understand the social function of this art.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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