Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnnaOliveiraBarboza_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)346,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A história lenta do Brasil em Vidas Secas, de Graciliano Ramos : literatura, modernização e revolução
Autor(es): Barboza, Anna Oliveira
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.
Romance (Literatura)
Problemas sociais
Literatura brasileira - história e crítica
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 8-Jan-2021
Referência: BARBOZA, Anna Oliveira. A história lenta do Brasil em Vidas Secas, de Graciliano Ramos: literatura, modernização e revolução. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de analisar a figuração da história do Brasil por intermédio do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que narra a trajetória de retirantes que tentam fugir da miséria e da seca encontrada no sertão nordestino. Essa obra é considerada um retrato da sociedade brasileira, pois sua literatura permite fazer uma interpretação do que foi o Brasil dos anos 30 e em como os problemas encontrados naquela época continuam atuais. A primeira parte do trabalho está voltada para a formação do romance da seca, na qual serão apontados três romances que abordam essa temática, para que possamos refletir sobre como a seca e os problemas sociais afetam tanto a população sertaneja. Mesmo com suas particularidades, cada romance demonstrará um pouco da história lenta do Brasil, que manteve a população sertaneja tão esquecida e permanente no atraso. Na segunda parte, o foco está em Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas, mostrando como surgiu o seu interesse em escrever sobre a seca e os problemas sociais, fazendo uma pequena relação com outras obras do autor, a fim de demonstrar como a sua escrita é carregada de criticidade. Na última parte do trabalho, os apontamentos de José de Souza Martins serão enfocados, de acordo com sua obra O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta, com o intuito de mostrar como o atraso do Brasil vem ocorrendo, bem como os seus impasses, contradições, revoluções e a história do país, que foi marcada principalmente pelo subdesenvolvimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.