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Título: O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Soraya Carvalho Pereira
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: ROCHA, Soraya Carvalho Pereira. O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola do Distrito Federal. 2011. ix, 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O processo de inclusão vem ocorrendo no mundo de diversas formas, chegando ao Brasil no final da década de 40, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tomando maior impulso a partir dos anos 90. Com a implantação de legislações a cada dia mais específicas, no sentido de se incluir gradual e obrigatoriamente o aluno com necessidades educacionais no ambiente escolar regular, esse processo vem se tornando cada vez mais importante e presente nas instituições educacionais brasileiras. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão de deficientes em um centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para tanto, participaram dois educadores, dois professores, dessa instituição. De âmbito qualitativo, foram empregados os instrumentos de entrevista semiestruturada e observação. A partir das falas dos participantes, conclui-se que o processo de inclusão na escola estudada tem ainda muito a se desenvolver, inclusive no que se refere ao papel dos atores deste processo. Pais, professores ou mesmo alunos ainda não percebem claramente a eficácia do projeto de inclusão e mesmo os educadores encontram-se pouco familiarizados com a inclusão. Além disso, foi possível perceber um contraste entre a atual legislação educacional, sobre o projeto de inclusão, com o real impacto deste na vida escolar dos alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The inclusion process has been happening in the world in different ways, coming to Brazil in the late 40s, with the Universal Declaration of Human Rights, taking major boost from the year 1990. With the implementation of legislation to ever more specific, to be gradual and must include the student with educational needs in regular school environment, this process is becoming increasingly important and present in the Brazilian educational institutions. This work aims to understand as the process of inclusion of disabled children in an elementary school downtown Federal District. The study included two teachers of that institution. The scope of qualitative instruments were used semi-structured interview and observation. From the participants' speech, concluded that the inclusion process in the school still has a lot to develop, including as regards the role of actors in this process. Parents, teachers or even students still may not understand the effectiveness of the inclusion project and even educators are unfamiliar with the inclusion. Furthermore, it was possible to perceive a contrast between the current educational legislation on the inclusion project, with the actual impact of this on children's school life.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
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