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Título: A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço
Autor(es): Moura, Marina Machado
Orientador(es): Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
Assunto: Comunicação
Iconografia
Cangaço
Imaginário
Fotografia
Jornalismo
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 30-Dez-2020
Referência: MOURA, Marina Machado. A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço. 2019. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a iconografia do cangaço produzida pelo fotógrafo árabe Benjamin Abrahão Botto e investigar de que forma esses registros contribuíram para a espetacularização do fenômeno no imaginário popular. Para tanto, primeiramente, analisamos os discursos das mídias jornalísticas contemporâneas ao cangaço e como estas construíram suas narrativas espetacularizadas acerca do fenômeno; em seguida, abordamos as dimensões real, simbólica e imaginária da imagem, relacionadas ao nosso objeto de estudo; e, ainda, discorremos sobre a criação de mitos e o conceito de espetacularização, levantado na pergunta de pesquisa. Por fim, analisamos o conteúdo da iconografia destacando os elementos e signos contidos no material que contribuem para essa construção espetacularizada do cangaço e de seus personagens. Conclui-se que as imagens de Botto espetacularizam o movimento de maneira a reforçar o aspecto mítico dos cangaceiros como heróis.
Abstract: The present study aims to analyze the iconography of the cangaço produced by the arabian photographer Benjamin Abrahão Botto and investigate how these records contributed to the spectacularization of the phenomenon in the popular imaginary. In order to do so, we first analyze the discourses of the journalistic media contemporary to the cangaço and how it constructed its spectacularized narratives concerning the phenomenon; then we approach the real, symbolic and imaginary dimensions of the image, related to our object of study; and, also, we discuss the creation of the myths and the concept of spectacularization, brought up in the research question. Finally, we analyze the content of the iconography, highlighting the elements and signs contained in the material that contribute to this spectacularized construction of the cangaço and its characters. It is concluded that the images of Botto spectacularize the movement in order to reinforce the mythical aspect of the cangaceiros as heroes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
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