Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26264
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EmiliaMorenaSilvaFelix_tcc.pdf2,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O sucesso da diversidade : a percepção dos fãs sobre “Malhação : Viva a Diferença”
Outros títulos: The success of diversity : the fans' perception of "Young Hearts : Embrace Diversity"
Autor(es): Felix, Emília Morena Silva
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Fãs - cultura
Telenovelas
Televisão - programas
Mídia
Televisão e adolescentes
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 28-Dez-2020
Referência: FELIX, Emília Morena Silva. O sucesso da diversidade: a percepção dos fãs sobre “Malhação: Viva a Diferença”. 2019. 130 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo identificar os aspectos do sucesso e da repercussão de “Malhação: Viva a Diferença” sob o olhar dos fãs. A análise foi realizada por meio de entrevista com sete fãs da temporada, amparada em literatura para falar sobre fãs e sua participação em comunidades (JENKINS; FORD; GREEN, 2014); sobre fãs em um aspecto mais individual, no âmbito da construção de identidade (HARRINGTON; BIELBY, 1995) e sobre o papel da mídia como instrumento que media e transforma as relações que o usuário estabelece com o objeto de sua admiração (KELLNER, 2001). Com sucesso atestado pela indústria e pela crítica, a temporada foi vista pelos fãs entrevistados como uma produção que abordou temas sociais de forma aprofundada, porém com delicadeza, além de fugir da abordagem usual da Rede Globo com relação ao protagonismo que é geralmente focado em um casal.
Abstract: This monography aims to identify the aspects of the success and repercussion of the brazilian series "Young Hearts: Embrace Diversity" by the fans’ perception. The analysis was carried out through an interview with seven fans of the season, supported in literature by discussions about fans and their participation in communities (JENKINS; FORD; GREEN, 2014); fans in a more individual aspect, within the framework of identity-building (HARRINGTON; BIELBY, 1995) and the role of the media as an instrument that mediates and transforms the relations established by the users with the object of their admiration (KELLNER, 2001). With success attested by the industry and by the critics, the season was seen by the fans interviewed as a production that tackled social issues in a thorough but delicate way, in addition to evading the usual approach of Rede Globo which is generally focused on one couple.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.