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Título: O movimento #EleNão : ativismo feminino na era digital
Autor(es): Figueira, Ana Luisa Padilha
Orientador(es): Belisário, Katia Maria
Assunto: Feminismo
Redes sociais
Instagram (Rede social on-line)
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Ativismo digital
Data de apresentação: 13-Jun-2019
Data de publicação: 28-Dez-2020
Referência: FIGUEIRA, Ana Luisa Padilha. O movimento #EleNão: ativismo feminino na era digital. 2019. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender as principais reivindicações do movimento #EleNão no Instagram. O período analisado foi de setembro a outubro de 2018 (campanha do candidato Bolsonaro) e janeiro de 2019 (posse do Presidente Jair Bolsonaro). A pergunta que orienta a pesquisa é quais as principais questões levantadas pelas ativistas do perfil #EleNão no Instagram no período analisado: setembro/outubro 2018 e janeiro 2019? O #EleNão surgiu em 2018 a partir da indignação de grupos em relação ao pensamento do então candidato Jair Bolsonaro. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica com autores que tratam de redes sociais, movimentos e teorias feministas e política; e análise de conteúdo do perfil @elenaooficialof do Instagram no período especificado. Os posts foram filtrados com as palavras-chave mulher, ativismo e eleições para focalizar melhor nas pautas femininas. Ao comparar os movimentos políticos pós-ditadura ao contexto digital e formas de ativismo político do Brasil de hoje, pude observar significativas mudanças ao longo dos anos. Os resultados da análise do perfil Instagram, apesar do pequeno número de pessoas alcançadas, mostram que as principais pautas das ativistas do movimento durante a campanha e a posse de Jair Bolsonaro. Ela consiste em: luta contra preconceitos de raça, gênero e, sobretudo, misoginia, buscando a união feminina em prol das suas conquistas já alcançada e pelo fim da violência contra a mulher.
Abstract: The present work aims to understand the main claims of the #EleNão (#NotHim) movement on Instagram. The analyzed period was from September to October 2018 (campaign of the candidate Bolsonaro) and January 2019 (inauguration of the President Jair Bolsonaro). The question guiding the research is what were the main questions raised by the activists of the #EleNão profile on Instagram in the analyzed period: September/October 2018 and January 2019? The #EleNão began 2018 from the indignation of groups about the thought of then candidate Jair Bolsonaro. The methodology used consists of bibliographic research with autors who study social media, movements and theories of feminist and politics; and content analysis of the @elenaooficialof Instagram profile in the specified period. By comparing post-dictatorship political movements to the digial context and forms of political activism in Brazil nowadays, I have seen significant changes over the years. The results of the Instagram profile’s analysis, despite the small number of people reached, show that the main guidelines of the movement’s activists during the campaign on the occasion of Jair Bolsonaro’s inauguration consist in: fight against prejudices of race and misoginy, feminine union and the end of the violence against women.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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