Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Torres, Marcelo de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Tiago Oliveira de Andrade | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Tiago Oliveira de Andrade. O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda: DF e a região metropolitana de São Paulo. 2019. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O modelo de cidades monocêntricas elaborado por Muth (1969), Mills (1972) e Alonso (1964) apresenta relações interessantes em questões de distribuição geoespacial de diversas variáveis, entre elas o preço de aluguéis, densidade populacional, renda e custo do transporte. Neste trabalho é testado de que forma os padrões de tempo de deslocamento ao trabalho tem efeito sobre o rendimento dos trabalhadores do Distrito Federal e da Região Metropolitana de São Paulo, e chegou-se a conclusão que há uma redução da renda com o aumento do tempo de deslocamento no trânsito para ambas as localidades. Para o DF, a redução da renda é maior ainda quanto maior a faixa de tempo de deslocamento, variando entre uma redução de 900 reais para quem está na faixa de 30 min a 1 hora e 1239 reais para quem mora entre 1 e 2 horas do trabalho. Já, o efeito para a RMSP encontrado é de queda de aproximadamente -2,3 reais para cada minuto a mais no trânsito. Ao estudar o efeito da distância no caso da RMSP, os coeficientes apresentaram-se bem baixos (queda de 4 reais a cada quilômetro a mais de distância entre o domicílio e o local de trabalho). Além disso, os efeitos na renda conjugados para cada tipo de ocupação no Distrito Federal também mostram-se decrescentes com o tempo de deslocamento, com efeitos maiores entre Militares, Funcionários Públicos e Empregadores. No caso da RMSP, os Empregadores são os mais afetados pela duração do tempo de deslocamento. Por fim, como panorama geral, os impactos obtidos para o Distrito Federal foram bem superiores aos da RMSP, o que pode ser explicado por questões históricas e políticas associadas à construção de Brasília, ou como argumentado por Bertaud (2017) pelo caráter utópico desta última cidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Monocentricidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Econometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.title | O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T12:22:18Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T12:22:18Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26259 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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