Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroMeirellesNemrodGuimaraes_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desigualdade salarial entre homens e mulheres : uma análise econométrica de 2009–2015 no Brasil
Autor(es): Guimarães, Pedro Meirelles Nemrod
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Mercado de trabalho
Gênero - desigualdade
Mulheres - emprego
Salários
Discriminação de sexo no emprego
Data de apresentação: 7-Jan-2019
Data de publicação: 28-Dez-2020
Referência: GUIMARÃES, Pedro Meirelles Nemrod. Desigualdade salarial entre homens e mulheres: uma análise econométrica de 2009–2015 no Brasil. 2019. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na presente monografia será feita uma avaliação do mercado de trabalho brasileiro em relação a desigualdade de gênero para os anos de 2009 até de 2015. Se utilizando da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar – PNAD, é feita uma regressão minceriana sobre os rendimentos dos indivíduos no mercado de trabalho. Os resultados obtidos são semelhantes aos que são encontrados em outros estudos anteriores. Mais ainda, é feita uma decomposição a partir do método Oaxaca-Blinder e o resultado encontrado é que a diferença dos rendimentos tem se reduzido ao longo dos últimos anos. Por fim, é também feita uma análise segmentada por setor de atividade ao longo desse período, em que os resultados não se assemelham ao observado no mercado de trabalho como um todo.
Abstract: The objective of the present is to make an analysis of the situation of the Brazilian labor market on the scope of the gender discrimination for the years of 2009 until 2015. Based on the National Household Sample Survey – PNAD, a mincerian regression about the individual’s income on the labor market. The results are similar of what is found in other studies around the World. Moreover, an Oaxaca Blinder decomposition is made and from this, it is possible to confirm that the difference in the income between genders has been reducing over the last few years. Lastly, is also made a segmented analysis by activity sector throughout this period, and it is found that the result achieved are not exactly similar to what is observed in the labor market as a whole.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.