Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GustavoBrazFinageiv_tcc.pdf74,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Serafim – uma representação para a androginia nos quadrinhos
Autor(es): Finageiv, Gustavo Braz
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Histórias em quadrinhos
Androginia (Psicologia)
Personagens literários - análise
Gênero - relações
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 23-Dez-2020
Referência: FINAGEIV, Gustavo Braz. Serafim – uma representação para a androginia nos quadrinhos. 2018. 205 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho almeja propor uma alternativa de representação para o conceito de androginia na construção de personagens e narrativa para uma história em quadrinhos. A partir da investigação do conceito de androginia, entendido tanto em seu aspecto mais arquetípico quanto na qualidade de expressão de gênero, pôde-se averiguar sua potência subversiva em relação às categorias binárias. Aliado a isto, o estudo dos elementos que compõem a linguagem das HQs e de todo seu processo de criação serviu de alicerce para a criação do primeiro volume de Serafim, uma história em quadrinhos física com protagonista andrógino homônimo, cuja narrativa foi fundamentada na ideia de união de polaridades como proposta no conceito de coincidentia oppositorum.
Abstract: The present study aims to propose a possible representation for the concept of androgyny in the construction of characters and narrative for a comic book. From the investigation of the concept of androgyny, understood both in its more archetypal aspect, as well as in the quality of gender expression, its subversive power towards binary categories could be ascertained. Alongside this, the study of the elements that compose the language of Comics and all its creation process served as a foundation for the creation of the first volume of Serafim, a physical comic book with an androgynous homonymous protagonist whose narrative was based on the idea of uniting polarities, as indicated in the concept of coincidentia oppositorum.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.