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Título: Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal
Autor(es): Mattiello, Nícolas de Faria Bartolini
Orientador(es): Resende Filho, Moisés de Andrade
Assunto: Valoração hedônica
Automóveis
Preços
Mínimos quadrados
Consumidores - comportamento de compra
Data de apresentação: 29-Ago-2019
Data de publicação: 23-Dez-2020
Referência: MATTIELLO, Nícolas de Faria Bartolini. Um modelo de preços hedônicos para valoração dos atributos de carros novos comercializados no Distrito Federal. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar diversos equipamentos em veículos novos no Distrito Federal, a fim de compreender a contribuição de cada item no preço final desse tipo de bem, utilizando a metodologia de preços hedônicos. Foi observado que “turbo” e “cilindrada” são os atributos mais valorizados pelos consumidores, contribuindo em R$ 31.917,85 e R$ 25.136,53 para o preço de um automóvel novo. Os resultados apresentados vão ao encontro de estudos correlatos, indicando que itens que proporcionam maior potência e maior conforto continuam bem valorados pelos consumidores. No entanto, itens como ar condicionado e airbags não são estatisticamente significantes nem ao nível de 10% na análise. Ademais, o coeficiente da variável “cilindros” indica que é pago R$ 6.169,32 a mais por cada cilindro a menos no motor, fruto da eficiência energética e de leis mais restritivas no que tange a emissão de poluentes. Assim, o presente estudo complementa estudos correlatos anteriores, indicando novas preferências dos consumidores e evoluções do setor automobilístico, permitindo a identificação de características que se beneficiariam de futuros investimentos, trazendo maiores ganhos para a indústria e uma maior utilidade para o usuário final.
Abstract: This study aims to analyze various equipment in new vehicles in the Distrito Federal, in order to understand the contribution of each item for the final price of this type of good, using the hedonic pricing methodology. It was observed that “turbo” and “engine capacity” are the attributes most valued by consumers, contributing R$ 31,917.85 and R$ 25,136.53 to the price of a new car. The results presented are in agreement with related studies, indicating that items that provide greater power and greater comfort remain highly valued by consumers. However, items such as air conditioning and airbags are not statistically significant even at the 10% level in the analysis. In addition, the coefficient of the variable “cylinders” indicates that R$ 6,169.32 more is paid for each less cylinder in the engine, due to energy efficiency and more restrictive laws regarding the emission of pollutants. Thus, the present study complements previous correlated studies, indicating new consumer preferences and developments in the automotive sector, allowing the identification of characteristics that would benefit from future investments, bringing greater gains for the industry and greater utility for the end user.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
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