Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioRobertoCostaCaldas_tcc.pdf5,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vaporwave : microculturas artísticas na era da internet
Autor(es): Caldas, Caio Roberto Costa
Orientador(es): Oliveira, Isabela Lara
Assunto: Cibercultura
Arte digital
Internet
Vaporwave
Comunicações digitais
Data de apresentação: 27-Jun-2018
Data de publicação: 23-Dez-2020
Referência: CALDAS, Caio Roberto Costa. Vaporwave: microculturas artísticas na era da internet. 2018. 73 f., il .Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018
Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar e explorar o Vaporwave, recente microcultura de nicho virtual e movimento artístico cibercultural que conta com desdobramentos tanto no campo estético-visual quanto no musical. Além de procurar entender como o movimento surgiu e se propagou, analisando também algumas das obras mais relevantes do gênero e tentando compreender e delinear uma base conceitual por trás de suas produções e estética, o projeto busca relacionar a microcultura ao seu meio de origem e difusão, a internet, para assim entender as implicações do crescente ambiente digital não somente no desenvolvimento do próprio movimento, mas também nas relações humanas de consumo e produção artística e cultural de forma geral.
Abstract: The present work intends to study and explore Vaporwave, a recent microculture and virtual niche that comprises a cybercultural artistic movement with aesthetic developments on both visual arts and music. In addition to seeking to understand how the movement emerged and spread, also analyzing some of the most relevant works of the genre and trying to understand and delineate a conceptual basis behind its productions and aesthetics, the project seeks to relate the microculture to its means of origin and diffusion, the Internet, in order to understand the implications of the growing digital environment not only in the development of the movement itself, but also in human relations of artistic and cultural consumption and production in general.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.