Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcusViniciusBarbosaVieira_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre as avaliações presidenciais dos governos democráticos com os estudos sobre Economia da Felicidade
Autor(es): Vieira, Marcus Vinícius Barbosa
Orientador(es): Pires, Manoel Carlos de Castro
Assunto: Economia da felicidade
Brasil. Presidência da República
Felicidade
Presidentes
Pobreza
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 22-Dez-2020
Referência: VIEIRA, Marcus Vinícius Barbosa. Análise da relação entre as avaliações presidenciais dos governos democráticos com os estudos sobre Economia da Felicidade. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tomando como hipótese que o presidente é um representante do povo, e supondo que ele é avaliado de acordo com o nível de felicidade geral, esta monografia tem o objetivo de identificar a relação entre a avaliação presidencial no Brasil com os dois principais Índices de Misérias da atualidade. Utilizando como base a teoria da Economia da Felicidade, foram revisados os aspectos econômicos da renda, inflação, desemprego e desigualdade. E também os aspectos não econômicos como instituições e saúde. A partir de uma análise histórica, foi estudada a relação entre o IMO (Índice de Miséria de Okun) e a avaliação presidencial para os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luíz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Depois da análise histórica e econométrica, a conclusão assinala que há relação entre o Índice de Miséria de Okun e a aprovação presidencial ao nível de significância de 5,8%. O estudo também apontou que a utilização da função quadrática na regressão econométrica deu mais robustez e significância para o cálculo do bem-estar subjetivo dos brasileiros. Fatores como desigualdade e corrupção impactaram na opinião pública e devem ser incorporados em futuros Índices de Miséria para refletir de forma mais acurada a felicidade da população.
Abstract: Assuming that the president is a representative of the people, and that he is evaluated according to the level of general happiness, the monograph aim is identify the relationship between Brazilian presidential evaluation index and the mainly two Misery Indexes. Based on the Happiness Economy theory, the economic aspects of income, inflation, unemployment and inequality were reviewed. And also the non-economic aspects like institutions and health. From a historical analysis, the relationship between the OMI (Okun Misery Index) and the presidential evaluation for the governments of Fernando Henrique Cardoso, Luíz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer was studied. After the historical and econometrics analyses, the result point out there is a relationship between the Okun Misery Index and presidential evaluation at 5.8% of significance. The study appoints that the use of the quadratic function in the econometric regression gave more robustness and significance for the calculation of the subjective well-being of Brazilians. Such factors as inequality and corruption impacted on public opinion and should be incorporated into future Misery Indexes to reflect a better way the population happiness.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.