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Título: Campo Aberto : um canal no YouTube sobre futebol
Autor(es): Brito, João Miguel Bastos de
Orientador(es): Ribeiro, Sérgio
Assunto: YouTube (Site de vídeos)
Produção audiovisual
Futebol
Inclusão social
Gravações de vídeo - produção e direção
Processo criativo
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 22-Dez-2020
Referência: BRITO, João Miguel Bastos de. Campo Aberto: um canal no YouTube sobre futebol. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho discute e explana as configurações do episódio-piloto de um programa em vídeo adaptado à maior plataforma de compartilhamento digital de vídeos, o YouTube. O objetivo é produzir um canal que fale sobre futebol de maneira profunda, para além do jogo, com visão crítica e social. Para o embasamento teórico do projeto, recorreremos à teoria de Anderson (2005) sobre a mudança de lógica de mercado de massa para um mercado de nichos, ao trabalho de Lemos (2009) sobre cibercultura e consumo de conteúdo na internet, ao conceito de Leadbeater (2004) sobre os profissionais-amadores e a noções sobre a cultura produtiva e participativa do YouTube vistos em Meili (2011) e Müller (2009). A partir do episódio-piloto, sobre a inclusão social no futebol do século XXI, espera-se dar início a um canal que promova debates, levante questões importantes relacionadas ao futebol e resgate momentos importantes da história do esporte bretão.
Abstract: This work discusses and explains the settings of the pilot episode of a video program adapted to the largest platform for digital video sharing, YouTube. The goal is to produce a channel that speaks about soccer in a profound way, beyond the game, with a critical and social view. For this project’s theoretical references, we use Anderson's (2005) theory on the change of mass market logic to a niche market, the Lemos’ (2009) work on cyberculture and content consumption on the internet, the Leadbeater’s (2004) concept on Pro-Am and Meili’s (2011) and Müller’s (2009) notions about the productive and participatative culture on YouTube. With the pilot, about the social inclusion in 21st- century football, we hope to start a channel that promotes debate, provoke important matters related to soccer and rescue important moments in the history of the Breton sport.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2019.
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