Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar dentro do Ministério da Educação (MEC) os fatores que influenciam, positiva e negativamente, a Qualidade de Vida no Trabalho, na percepção dos servidores do referido ministério. Buscando descrever a importância da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nas organizações, analisar a QVT do Ministério da Educação e sugerir soluções ou estratégias que resultem em uma adequada QVT, buscou-se, a priori, o embasamento teórico sobre o contexto do moderno modo de trabalho. O estudo foi realizado em várias coordenações do Ministério da Educação, por meio da abordagem quantitativa. O questionário aplicado foi a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT). No universo de 1.129 servidores do quadro permanente do MEC, foram aplicados 800 questionários, obtendo-se retorno de 59% dos respondentes, totalizando 472 respostas. Foi possível constatar que com relação à Organização do Trabalho e às Relações Socioprofissionais, o resultado é negativo e produtor de mal-estar no trabalho com forte risco de adoecimento, requerendo providências imediatas nas causas visando eliminá-las e/ou atenuá-las. Foi sugerido para uma melhor QVT o treinamento de relacionamento pessoal, com acompanhamento psicológico já disponível na organização, o treinamento das chefias no que diz respeito à resultados adequados de liderança e relações interpessoais e, finalmente, a valorização dos servidores com recompensas. Tudo sendo feito de modo a causar um efeito direto no bem-estar, no desempenho dos funcionários, aumentando a produtividade no trabalho e a interação entre os superiores e os subordinados diminuindo, assim, o absenteísmo. |