Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JhonatanDoRosarioFerreira_tcc.pdf642,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperação financeira internacional : atuação dos bancos de desenvolvimento na América do Sul
Autor(es): Ferreira, Jhonatan do Rosario
Orientador(es): Freddo, Daniela
Assunto: Bancos públicos
América do Sul
Mercado de crédito
Crédito
Infraestrutura (Economia)
Cooperação internacional
Data de apresentação: 11-Mar-2019
Data de publicação: 21-Dez-2020
Referência: FERREIRA, Jhonatan do Rosario. Cooperação financeira internacional: atuação dos bancos de desenvolvimento na América do Sul. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia apresenta uma revisão bibliográfica acerca da atuação dos bancos públicos de desenvolvimento na América do Sul, mais especificamente o BNDES e a CAF, com o intuito de reunir algumas informações sobre a relação que esses bancos têm com os países da região. Além disso, neste trabalho, há um levantamento bibliográfico da literatura econômica que analisa a importância que os bancos públicos exercem por financiar a infraestrutura econômica de diversos países, sobretudo daqueles que não encontram tanta facilidade em ter acesso a mecanismos de crédito de longo prazo com taxas de juros mais acessíveis, justificando, dessa forma, a importância que estas instituições têm em países em desenvolvimento, como os sul-americanos.
Abstract: This paper presents a bibliographic review about two public development banks in South America, more specifically the BNDES and CAF, with the intention of gathering some information about the relationship that these banks have with the countries of the region. Moreover, in this work, there is a literature review of the economic literature that analyzes the importance that public banks exercise for financing the economic infrastructure of several countries, especially those that do not find it so easy to have access to long-term credit mechanisms with, thus justifying the importance that these institutions have in developing countries, such as South Americans.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.