Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AgataEmyleMarques_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Negritude, imagem e música : representações afro-brasileiras em videoclipes de Rap
Autor(es): Marques, Ágata Emyle
Orientador(es): Jordan, Susana Madeira Dobal
Assunto: Rap (Música)
Videoclipe musical
Cultura afro-brasileira
Identidade racial
Audiovisual
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 18-Dez-2020
Referência: MARQUES, Ágata Emyle. Negritude, imagem e música: representações afro-brasileiras em videoclipes de Rap. 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender, por meio da análise de videoclipes de Rap, de que forma jovens negros têm ressignificado a própria história e a cultura afro-brasileira. Desde o seu surgimento, as narrativas apresentadas pela música Rap estiveram ligadas à luta política e à conscientização da população negra. Os videoclipes passam a desempenhar influência significativa no mercado musical a partir do avanço tecnológico e da proliferação das telas no meio urbano, com televisões, computadores e smartphones. Portanto, pesquisar narrativas em videoclipes de Rap possibilita a compreensão de algumas das atuais formas de resistência e existência da juventude negra no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Graduação em Publicidade e Propaganda, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.