Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Valente, Suelen Brandes Marques | - |
dc.contributor.author | Reis, Sarah Silva dos | - |
dc.identifier.citation | REIS, Sarah Silva dos. A publicidade como ferramenta social: análise de campanhas de prevenção ao suicídio no Brasil. 2019. 180 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O número de suicídios cresceu no Brasil nos últimos anos. Devido a esse cenário, a publicidade
começou a abordar o tema em uma tentativa de servir como ferramenta de prevenção. O objetivo
dessa pesquisa foi analisar qualitativamente campanhas que vem sendo veiculadas no Brasil a fim
de refletir sobre o potencial de prevenção. Para isso, se fez necessário uma vasta pesquisa e coleta
de campanhas veiculadas, utilizando as ferramentas Google, Youtube, Propmark, Meio&Mensagem e
o site do Centro de Valorização à Vida (CVV), resultando em 222 peças coletadas. Foi realizada a
seleção de 10% do material coletado para compor a mostra a ser analisada. A análise contou com
uma vasta pesquisa bibliográfica, que resgatou conceitos da Publicidade, do Design, da Psicologia
Social e do suicídio, além de entrevistas em profundidade com psicólogos de diferentes áreas de
atuação. O estudo mostrou que existe uma sub-representação de grupos de risco, escassez de
conteúdo e de orientações, concentração de veiculação no mês de setembro e pouco discurso
direcionado a pessoas com ideação suicida. Esse trabalho permitiu perceber que, embora o potencial
de prevenção que a publicidade pode oferecer não esteja sendo adequadamente aproveitado, existe
um interesse por parte da mídia e da sociedade em colaborar para a diminuição desse problema de
saúde pública. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campanhas publicitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suicídio - prevenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento suicida | pt_BR |
dc.title | A publicidade como ferramenta social : análise de campanhas de prevenção ao suicídio no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T22:18:19Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T22:18:19Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26193 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The number of suicides has grown in Brazil in recent years. Because of this scenario, advertising has
begun to talk about this issue as an attempt to serve as a prevention tool. The objective of this
research was to qualitatively analyze campaigns that have been running in Brazil in order to reflect on
the potential for prevention. This required extensive research and collection of campaigns, using
Google, Youtube, Propmark, Medium & Message and the Centro de Valorização à Vida (CVV)
website, resulting in 222 collected pieces. A selection of 10% of the collected material was made to
compose the sample to be analyzed. The analysis included a vast bibliographic research, which
retrieved concepts from Advertising, Design, Social Psychology and suicide, as well as in-depth
interviews with psychologists from different fields. The study showed that there is an
underrepresentation of risk groups, lack of content and orientation, concentration of placement in
September and little speech directed at people with suicidal ideation. This work showed that, although
the prevention potential that advertising can offer is not being well exploited, there is an interest on the
part of the media and society to contribute to the reduction of this public health problem. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|