Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MoniqueRenaultDeCastro_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Grande Salada : um estudo sobre Barbie Dreamhouse Adventures a partir da leitura de gênero
Autor(es): Castro, Monique Renault de
Orientador(es): Rizzo, Wagner Antonio
Assunto: Animação (Cinematografia)
Estereótipos sociais
Comunicação de massa e crianças
Imagem corporal em crianças
Meninas
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 16-Dez-2020
Referência: CASTRO, Monique Renault de. A Grande Salada: um estudo sobre Barbie Dreamhouse Adventures a partir da leitura de gênero. 2019. 45 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente memorial tem como objetivo narrar o ensaio experimento denominado Aniversário de Rita. O evento foi planejado e produzido, a partir da observação do corpus composto por episódios da animação Barbie Dreamhouse Adventures, das mídias e a própria boneca Barbie. A meta foi problematizar e desconstruir a imagem da menina perfeita apresentada ao público infantil, majoritariamente feminino. Os Estudos de Gênero foram o referencial teórico escolhido para balizar a leitura crítica do corpus, que identificou alguns estereótipos associados à personagem, e estes foram usados como critério de desconstrução, tanto no planejamento do evento, como na direção de arte do ensaio. Já com os registros em mãos, as crianças que participaram do ensaio foram reunidas em um aniversário/oficina, na qual foram incentivadas a criarem sua própria leitura do Aniversário de Rita, em versão scrapbook. Elas quebraram alguns estereótipos previamente identificados e também desconstruíram a própria desconstrução planejada para o ensaio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.