Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucindaBotelhoLimaFerreira.pdf277,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da capacitação profissional para empresas do agronegócio
Autor(es): Ferreira, Lucinda Botelho Lima
Orientador(es): Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Capacidade executiva
Produtividade agrícola
Agroindústria
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: FERREIRA, Lucinda Botelho Lima. A importância da capacitação profissional para empresas do agronegócio. 2011. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho avalia a necessidade de treinamento organizacional em empresas do agronegócio, observando a necessidade em relação ao desenvolvimento das atividades a desempenhar nestas empresas, observando que a Administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. Para isto a área de Recursos Humanos das empresas tem como propósito estratégico satisfazer as necessidades de quadro de pessoal através de um planejamento estratégico de recursos humanos. O processo educacional das empresas permite que as pessoas adquiram conhecimentos, atitudes e habilidades. No ambiente organizacional os conhecimentos transmitidos são específicos ao ambiente de trabalho e às atividades desenvolvidas pelo empregado, sendo que as idéias teóricas devem sempre encontrar suas aplicações práticas. A capacitação profissional tem grande influencia no sucesso das empresas em qualquer setor econômico, considerando que num mundo pautado pela tecnologia e pela ciência, tenta-se resgatar o homem como o valor mais essencial, não apenas em termos econômicos, mas principalmente, em termos pessoais, sociais e profissionais. O método utilizado para esta pesquisa foi o qualitativo através de pesquisas bibliográficas e questionário aplicado aos funcionários do departamento técnico das empresas Agrícola Ferreira Ltda., Gama Agrícola Ltda. e Produtec Comércio e Representações Ltda., empresas que dispuseram a participar da pesquisa, concordando que suas instalações fossem visitadas e permitiram que os empregados fossem entrevistados, desde que os mesmos concordassem em participar. Como resultado da pesquisa observou-se que os participantes do estudo referenciam a capacitação profissional como fator de grande importância para o sucesso empresarial, beneficiando tanto empresa como funcionários, além de trazer motivação para o trabalho, aumentando a produtividade dos empregados e conseqüentemente, maior lucratividade para a empresa. A capacitação também promove o desenvolvimento contínuo, trazendo novas perspectivas profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2619
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons