Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndreMartinsDeBrito_tcc.pdf425,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coprodução da segurança pública na zona rural de Buritis – MG
Autor(es): Brito, André Martins de
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Cidadania
Segurança pública
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 12-Dez-2020
Referência: BRITO, André Martins de. Coprodução da segurança pública na zona rural de Buritis – MG. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis – MG, 2019.
Resumo: Possuir a mentalidade que o cidadão apenas tem direito a segurança pública e que não pode fazer nada para melhorar é um pensamento arcaico. Assim, a Carta Magna brasileira de 1988 descreve a obrigatoriedade da prestação do serviço pelo Estado, porém também estabelece que a segurança pública é responsabilidade de todos. A coprodução surge como forma de envolvimento do Estado com o cidadão na prestação de determinado serviço público. Assim, o presente estudo procurou identificar os fatores que induziram o cidadão da zona rural do município de Buritis – MG a coproduzir na área de segurança pública, bem como o perfil desses cidadãos. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista a produtores rurais do município. Por meio das respostas de 20 produtores rurais foi realizada analise da sensação de segurança, tempo de coprodução na atualidade e futuro, envolvimento do cidadão para contribuir com a polícia e tornar sua comunidade mais segura e formas de coprodução utilizadas pelos produtores rurais no município de Buritis – MG. Como resultados e conclusões observou-se que o cidadão não se sente seguro na zona rural e, que somente quando necessário separa um tempo para a coprodução da segurança da área. Porém ad futurm todos pretendem coproduzir mais. Também se constatou que existe um grupo de whatsApp com agentes policiais e cidadãos residentes da área, em que os cidadãos contribuem com informações, equipamentos e serviços aos órgãos policiais, o que pode ser classificado como coprodução dos tipos/formas: coprodução institucionalizada/econômica, em que os serviços públicos relevantes são prestados pelo ente público juntamente com um grupo de cidadãos organizados para prestação regular de determinado serviço público. Assim, com a participação do particular na prestação desse serviço, busca-se a melhoria do serviço prestado pelo Estado o que gera também economia para administração pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.