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Título: Estresse ocupacional e o seu impacto sobre a satisfação no trabalho dos servidores de uma instituição pública
Autor(es): Pereira, Rosilene da Conceição
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Satisfação no trabalho
Servidores públicos - estresse
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 26-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Rosilene da Conceição. Estresse ocupacional e o seu impacto sobre a satisfação no trabalho dos servidores de uma instituição pública. 2010. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O estresse, que já faz parte do dia a dia de qualquer trabalhador deve ser identificado para que seja controlado e assim não interfira na qualidade de trabalho que é desenvolvido dentro da organização e na satisfação dos seus colaboradores. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do estresse sobre a satisfação no trabalho dos servidores de uma instituição pública. A pesquisa foi realizada com 51pessoas. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por Perfil sócio demográfico, a Escala de Estresse do Trabalho e a Escala de Satisfação. Os resultados apurados trouxeram a conclusão de que o estresse pode causar insatisfação aos servidores, ocasionando dessa forma, perdas no desempenho profissional e consequentemente queda na produtividade, além de danos a saúde física e mental. Constatou-se que o estresse causa impacto sobre a satisfação do indivíduo no ambiente de trabalho. À medida que o estresse aumenta, a satisfação no trabalho diminui. A importância desse estudo é a de possibilitar o conhecimento na área relacionada ao estresse e, dessa forma, subsidiar o profissional a se ajustar as mudanças e ao seu ambiente, de maneira a aprender a manter o estresse sob controle e investir em sua qualidade de vida no trabalho. O conhecimento de aspectos relevantes à satisfação do servidor no ambiente de trabalho possibilita melhorias tanto para o servidor quanto para o público, em relação ao atendimento oferecido pelo órgão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2616
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