Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessicaAzevedoXavier_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)637,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bullying e cyberbullying : influência da mídia no contexto escolar
Autor(es): Xavier, Jéssica Azevedo
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Bullying
Redes sociais on-line
Violência na escola
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 9-Dez-2020
Referência: XAVIER, Jéssica Azevedo. Bullying e cyberbullying: influência da mídia no contexto escolar. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a relação da mídia com a prática do bullying e cyberbullying no contexto escolar. A pesquisa foi realizada com os alunos do primeiro ano do ensino Médio, da Escola Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina – DF. A violência é um fenômeno comportamental de agressividade que atinge todas as camadas da sociedade e pode ser vista com facilidade em brigas de trânsito, reuniões de família, desenhos animados; em lugares que tenham relações humanas. A agressividade exacerbada desperta grandes preocupações por atingir tanto a vida quanto a integridade física e moral de um indivíduo. Encontramos também a violência no contexto escolar, de uma forma mais velada e silenciosa, um ato que faz uso de atos intimidatórios e humilhantes que afetam a sensação de bem – estar e de segurança dos indivíduos expostos a estes acontecimentos. Chama- se bullying/cyberbullying.Com estas questões apresentadas, este estudo buscou identificar o conhecimento dos alunos quanto aos temas, bullyin; cberbullying; Mídia e violência. Bem como, analisar se a escola é o local de mais ocorrência das práticas agressivas. E por fim, verificar se a prática do Bullying e o Cyberbullying na escola é influenciada, uma consequência do que é exposto nas mídias. Para o andamento da pesquisa, foram aplicados questionários para as turmas de primeiro ano do ensino médio, a fim de observar se os alunos entendem o que tais práticas são, se já foram vitimas e aonde foram violentadas. Notou – se que grande parcela dos alunos já sofreram com as agressões em questão, e que a localidade em que ocorrem é variável, indo do ambiente da escola á shoppings. Conclui-se a partir destes resultados que as agressões não se concentram exclusivamente no ambiente escolar, apesar de ocorrer com maior frequência nelas. E como consequência, os estudantes, em sua maioria entendem que a prática do bullying e cyberbullying são produtos resultantes dos conteúdos expostos nas mídias.
Abstract: The present work sought to analyze the relationship between the media and the practice of bullying and cyberbullying in the school context. The research was carried out with the students of the first year of high school, of the Escola Centro de Ensino Médio de Planaltina – DF. Violence is a behavioral phenomenon of aggression that affects all strata of society and can be easily seen in traffic fights, family gatherings, cartoons; in places that have human relationships. The exacerbated aggressiveness arouses great concerns for achieving both the life and the physical and moral integrity of an individual. We also find violence in the school context, in a more veiled and silent way, an act that makes use of intimidating and humiliating acts that affect the sense of well - being and safety of the individuals exposed to these events It is called bullying / cyberbullying. With these questions presented, this study sought to identify the students' knowledge of the subjects, bullyin; cberbullying; Media and violence. As well, to analyze if the school is the place of more occurrence of the aggressive practices. And finally, to check if the practice of Bullying and Cyberbullying in school is influenced, a consequence of what is exposed in the media. For the research progress, questionnaires were applied to the first-year high school classes, in order to observe if the students understand what these practices are, if they were already victims and where they were violated. It was noticed that a large part of the students already suffered from the aggressions in question, and that the locality in which they occur varies, going from the school environment to shopping malls. It is concluded from these results that the aggressions do not concentrate exclusively in the school environment, although it occurs more frequently in them. And as a consequence, students mostly understand that the practice of bullying and cyberbullying are products resulting from the content exposed in the media.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.