Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CaioHenriqueQuemelSiqueira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)222,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sustentabilidade em mega-eventos esportivos : uma análise das metas verdes em Copas do Mundo
Autor(es): Siqueira, Caio Henrique Quemel
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Sustentabilidade
Lixo - eliminação
Copas do Mundo FIFA™
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 8-Dez-2020
Referência: SIQUEIRA, Caio Henrique Quemel. Sustentabilidade em mega-eventos esportivos: uma análise das metas verdes em Copas do Mundo. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A sustentabilidade em megaeventos esportivos tem sido um dos principais destaques no planejamento do evento. Este artigo traz, por meio de uma análise documental dos projetos de sustentabilidade (Green Goal™), uma análise das metas e das ações em sustentabilidade nas Copas do Mundo FIFA™ de 2006 na Alemanha, 2010 na África do Sul e 2014 no Brasil. nas áreas de manejo de resíduos e gestão de energia. Constatou-se que cada país-sede teve ao menos duas medidas em comuns com os outros países para o manejo de lixo e resíduos, apesar de algumas diferenças na forma de aplicação. Um importante projeto em comum para todos os países, e que acabou sendo a principal medida adotada pela Alemanha, foi o uso de copos reutilizáveis no lugar de copos descartáveis. Essa ação foi repetida nas Copas seguintes, apesar de algumas limitações nos outros países. Para a gestão de energia, o Brasil não teve um projeto de sustentabilidade específico na copa de 2014 no documento analisado. A Alemanha buscou promover o uso de energia de fontes renováveis tais quais a solar e a eólica. A Alemanha e a África do Sul buscaram reduzir o consumo de energia pelas substituições das lâmpadas dos estádio, especialmente os holofotes, por lâmpadas mais eficientes energeticamente. É difícil porém fazer uma comparação justa entre os países sobre o sucesso dos projetos pois deve-se levar em conta o nível de desenvolvimento cultural, tecnológico, as dimensões territoriais e densidade populacional dos países que sediaram o megaevento esportivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.