Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaTerra_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)433,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saúde mental de estudantes universitários : registros e silêncios da literatura brasileira dos últimos dez anos
Autor(es): Terra, Ana
Orientador(es): Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Assunto: Saúde mental
Estudantes universitários - saúde
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Dez-2020
Referência: TERRA, Ana. Saúde mental de estudantes universitários: registros e silêncios da literatura brasileira dos últimos dez anos. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Embora contemplada desde 1948 na definição de saúde da Organização Mundial da Saúde, junto do bem-estar físico e social, a saúde mental ainda é um desafio em muitos contextos, entre eles a universidade. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre saúde mental de estudantes em universidades brasileiras. Foram analisados 33 artigos selecionados por meio de buscas no Scielo e no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados mostram que parte considerável da produção acadêmica dos últimos dez anos tem sido feita por meio de abordagens quantitativas, com estudos que objetivam a mensuração da ocorrência de dificuldades em saúde mental entre universitários, particularmente dos cursos da área da saúde, definindo prevalências e verificando fatores associados. Apesar de a saúde mental ter múltiplos determinantes, é ainda incipiente na literatura o registro de intervenções em saúde mental de estudantes para além do apoio psicológico e psiquiátrico. Permanecem em silêncio, por exemplo, a interseção com fenômenos como a discriminação na universidade; questões pedagógicas, como as estratégias de ensino-aprendizagem ou a relação entre alunos e professores no ensino superior; e a prática de atividade física como componente importante na promoção da saúde mental.
Abstract: Although contemplated since 1948 in the definition of health of the World Health Organization, along with physical and social well-being, mental health is still a challenge in many contexts, including the university. This paper presents a literature review on the mental health of students in Brazilian universities. A total of 33 articles were selected after searches in Scielo and Portal de Periodicos da Capes databases. The results show that a considerable part of the Brazilian research over the last ten years has been based on quantitative approaches, which aimed to measure the occurrence of mental health issues among university students, particularly health students, identifying prevalences and verifying associated factors. Even though mental health has multiple determinants, the studies reviewed tend to focus on psychological and psychiatric support, thus leaving a gap about several other related issues–for example, the intersection with phenomena such as discrimination in the university; pedagogical issues, such as teaching and learning strategies in higher education or the relationship between students and faculty; and the relevance of physical activity in the promotion of mental health.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.