Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SamanthaAraujoOliveiraAssunçãoGuedes.pdf410,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva Filho, Antônio Isidro da-
dc.contributor.authorGuedes, Samantha Araujo de Oliveira Assunção-
dc.identifier.citationGUEDES, Samantha Araujo de Oliveira Assunção. Satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores de ensino fundamental e médio. 2010. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.en
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal analisar o nível de Satisfação e a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT dos professores do ensino fundamental e médio. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Satisfação e QVT, passando pelo histórico, evolução, conceito, abordagens, pesquisas e estudos sobre os temas. Foi utilizada a pesquisa survey, que compreende a obtenção de dados sobre características e opiniões de determinado grupo de pessoas, através de questionário. Os respondentes da pesquisa foram 40 professores de três instituições de ensino. Os instrumentos utilizados permitiram avaliar a percepção da QVT dos professores, identificar o nível de Satisfação, caracterizar o perfil sócio-demográfico e funcional dos respondentes e analisar as relações entre o nível de Satisfação e a QVT. Na análise, de modo geral, os resultados apresentados demonstraram satisfação na percepção da QVT em questões relacionadas às Condições de trabalho, Capacidades, Oportunidades oferecidas, aspectos Sociais e políticas de direito praticadas pelas instituições. E apresentou insatisfação às questões conceituadas como Remunerações e Promoções. Os resultados obtidos demonstraram que, apesar das limitações, devido à existência de poucos estudos sobre a QVT dos professores, pode-se dizer que o estudo atende aos objetivos propostos. Porém, enfatiza-se a necessidade do desenvolvimento de outras investigações mais significativas desses profissionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhoen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhoen
dc.titleSatisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores de ensino fundamental e médioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-26T18:55:15Z-
dc.date.available2012-01-26T18:55:15Z-
dc.date.issued2012-01-26T18:55:15Z-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2614-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2614pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons