Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26147
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VictorFranciscoSantosSiqueira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)823,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mediação pedagógica diante da recusa do contato físico entre os aprendizes
Autor(es): Siqueira, Vitor Francisco Santos
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Educação física escolar
Professores de educação física
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Dez-2020
Referência: SIQUEIRA, Vitor Francisco Santos. Mediação pedagógica diante da recusa do contato físico entre os aprendizes. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo tem o objetivo de descrever o ciclo de mediação e as experiências de aprendizagem mediada que caracterizam a situação de constrangimento social vivenciada por uma menina durante a aula de Educação Física de uma turma da 3° série da primeira etapa do ensino fundamental de uma escola particular de Planaltina-DF, a fim de avaliar as contribuições que a flexibilização educacional proporciona para gerar possibilidades para lidar com tal situação. Situação esta na qual uma aluna se recusa a pegar na mão da outra para realização da atividade prática dirigida, por conta do porte físico da colega. São suas meninas que se referem a situação descrita no estudo, porém que engloba toda a turma o tal acontecimento. É uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, na qual foram analisados os fatos e a situação ocorrida durante a prática pedagógica na escola. Conclui-se que diante de situações vivenciadas, principalmente na matéria de estágio supervisionado oferecida pelo curso de licenciatura em Educação Física, desperta o interesse do educador em como solucionar tais situações. Pois lidar com acontecimentos e comportamentos inapropriados é um grande desafio, mas com o auxílio da flexibilização curricular podemos possuir um leque de opções na manga para ser utilizado em nossa prática educacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.