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Título: Políticas públicas inclusivas na educação infantil : uma análise das ações pedagógicas integradas ao ensino especial
Autor(es): Borges, Andréa Vieira
Orientador(es): Costa, Ildenice Lima
Assunto: Políticas públicas educacionais
Educação infantil
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 7-Dez-2020
Referência: BORGES, Andréa Vieira. Políticas públicas inclusivas na educação infantil: uma análise das ações pedagógicas integradas ao ensino especial. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente texto teve como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão infantil, a fim de buscar identificar as bases legais das políticas vigentes na educação infantil, levando-se em consideração essa etapa inicial de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. Segundo a natureza dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta dos dados, a pesquisa foi do tipo documental, descritiva e bibliográfica, portando aspectos históricos, pois sua finalidade foi proporcionar uma visão geral das políticas públicas da educação especial infantil no Brasil. As políticas públicas são sempre passíveis de serem postas em questão, através de um processo constante de redefinição dos limites políticos e do contexto histórico de cada época. Concluímos que precisamos ter um olhar crítico sobre as políticas de inclusão, e que é preciso garantir a implementação das políticas públicas com efetividade, de tal forma que o acesso e a permanência à educação especial na perspectiva da inclusão sejam garantidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
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