Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Ildenice Lima | - |
dc.contributor.author | Santos, Betânia Faria | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Betânia Faria. Qualidade no ensino fundamental: uma análise sobre a efetividade do plano de educação em Anápolis-GO. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um sistema educacional de qualidade é essencial para o desenvolvimento do país e do ser
humano. Para que haja uma educação de qualidade, é necessária um conjunto de fatores
determinantes e indispensáveis para a concretização do processo pelo alcance da qualidade na
educação, como a participação conjunta de professores, gestores escolares, alunos, pais,
políticos e de toda a sociedade. Esse estudo descritivo e documental, teve o objetivo de analisar
a melhoria da qualidade do ensino público no município de Anápolis, com foco no Ensino
Fundamental. Para isso, procedemos com as análises das ações, projetos e programas
desenvolvidos pela Prefeitura e demais segmentos da área educacional estabelecidas nos Planos
Nacional e Municipal de Educação, dos dados obtidos nos resultados das avaliações fornecidas
pelo IDEB, INEP e Censo Escolar e com questionários aplicados junto às pessoas envolvidas
diretamente nessa questão, a fim de fomentar os dados desta pesquisa do tipo mista (ou seja,
com dados de ordem qualitativa e quantitativa). Por fim, concluiu-se que conforme as
argumentações dos participantes e os resultados das avaliações, que a qualidade da Educação
apresentou melhoras, já que a meta projetada para 2021 foi alcançada em 2018, o que veio a
impactar na quantidade de alunos matriculados após a implementação do PME. Sendo assim,
as ações descritas no PME e implementados em Anápolis podem servir de modelo para serem
aplicados em outros municípios. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração municipal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efetividade administrativa | pt_BR |
dc.title | Qualidade no ensino fundamental : uma análise sobre a efetividade do plano de educação em Anápolis-GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T20:35:02Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T20:35:02Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26134 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|