Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FabioRamosSilva_tcc.pdf719,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O saneamento básico e seus reflexos na saúde pública para a população urbana de Buritis - MG
Autor(es): Silva, Fábio Ramos e
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Políticas públicas
Saneamento básico
Saúde pública
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 7-Dez-2020
Referência: SILVA, Fábio Ramos e. O saneamento básico e seus reflexos na saúde pública para a população urbana de Buritis - MG. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis - MG, 2019.
Resumo: A administração pública moderna deve pautar suas políticas públicas com foco no aperfeiçoamento de serviços públicos de excelência, voltados para a população. O saneamento básico deve ser considerado um serviço público essencial, e para tanto necessário se faz, que o gestor público, adote ações governamentais com planejamento que vise a expansão da infraestrutura necessária para a sua manutenção. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa se fundamenta em estudos bibliográficos, com a exposição de conceitos pontuais que permitem a compreensão e o conhecimento de forma técnica e profissional, que o tema necessita previamente. Através de pesquisa documental, obtivemos junto á Prefeitura Municipal de Buritis e a Companhia de Água de Minas Gerais, informações e dados indicadores do cenário atual existente no munícipio. Os dados que foram coletados permitem através de quadros sintéticos a visualização da situação político institucional do setor de saneamento básico em geral. Com o uso de tabelas, foi possível a construção de dados que mostram o percentual da população atendida com os serviços de esgoto, o quantitativo da população atendida com os serviços de esgoto sanitário e a taxa de crescimento anual da população total atendida com os referidos serviços. Após o desenvolvimento da pesquisa, foi possível notar que o município é carente de infraestrutura de saneamento básico, e que, a Administração Pública, tem o poder-dever de implantar e manter ações que busquem de forma permanente, a evolução no referido setor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.