Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26104
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ArthurAraujoDeSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)912,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação entre o desempenho acadêmico e a atividade esportiva extraescolar
Autor(es): Sousa, Arthur Araújo de
Orientador(es): Araújo Filho, Glauco Falcão
Assunto: Desempenho escolar
Rendimento escolar
Educação física
Esportes
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 1-Dez-2020
Referência: SOUSA, Arthur Araújo de. Associação entre o desempenho acadêmico e a atividade esportiva extraescolar. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Educação Física transcende o físico e o estudo mostra a relação das funções cognitivas com a atividade física e o reflexo disso nos rendimentos escolares por meio das notas. O objetivo desse estudo foi analisar se existe correlação entre o rendimento acadêmico com a prática esportiva extraescolar, para enfatizar a importância da Educação Física nas escolas. Assim, foi utilizado o rendimento acadêmico pela cultura da supervalorização das notas; o esporte praticado fora da escola para conseguir isolar da atividade física escolar; e idades de 7 a 13 anos por estarem em um processo de maturação acentuada. O estudo foi feito com uma turma de 6°ano do Centro de Ensino Fundamental 03 da Asa Sul-DF e duas turmas de 7° ano do Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho-DF. Nesse processo comparativo, foi possível, ao analisar os dados, estabelecer algumas relações: o desempenho de matemática e ciência foram melhores para os alunos com mais de 5 anos de experiência, para os alunos com mais de 5 horas semanais de práticas esportivas e para alunos praticantes de esporte.
Abstract: Physical Education transcends physical health. This research investigates the relationship between physical activities and improvement in cognitive functions. Considering culture of overvaluating school grades and the already established practice of physical education in schools, the physical ativities practiced outside the school was used in this project with children between ages of 7 and 13, an age group where children are in a maturation process. The study was carried out with a 6th grade class from the Asa Sul’s Elementary School Center 03 (Centro de Ensino Fundamental 03 da Asa Sul-DF) and two 7th grade classes from the Sobradinho’s Elementary School 04 (Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho-DF). In the comparative process it was possible to establish a relationship between a better performance on math and science for students with more than 5 hours of weekly sports practices and also for students practicing sports.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.