Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcosDaSilvaAraujo_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)713,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Leonardo Lamas Leandro-
dc.contributor.authorAraújo, Marcos da Silva-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcos da Silva. Jogos teatrais na educação física infantil: um recurso pedagógico para o desenvolvimento sócio afetivo da criança. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO improviso trata da capacidade do ser humano à enfrentar acontecimentos não planejados antecipadamente, é um ato de inteligência necessário para uma qualidade de vida, onde o indivíduo aprende a se posicionar e buscar métodos através do improviso, para resolver situações diárias quando ocorre imprevistos. Na infância as crianças em suas ações tendem a ser criativas, de seu modo elas reproduzem o que acabam vivenciando no dia a dia, já existindo uma espontaneidade, um improviso natural. Respeitar as etapas do seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetiva é extremamente necessário para não acarretar em consequências futuras que venham prejudicar seu desenvolvimento integral. Utilizar os jogos teatrais na Educação Física seria algo novo, algo para ampliar o conhecimento dos alunos, além de ser uma ferramenta riquíssima para o desenvolvimento sócio afetivo da criança. Como método, foram realizadas duas intervenções práticas na Escola Parque 308 Sul, em uma turma de 1º ano de Ensino Infantil. Os dados coletados são de natureza qualitativa, sendo consideradas as seguintes categorias de conteúdos: adesão da turma, nível de engajamento e frases-chave colhidas no grupo focal. As práticas contribuíram para a constatação de que o jogo teatral se torna um elemento importante enquanto recurso pedagógico para o crescimento emocional e afetivo na aprendizagem dos alunos na Educação Física Infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.subject.keywordImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.titleJogos teatrais na educação física infantil : um recurso pedagógico para o desenvolvimento sócio afetivo da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T23:12:04Z-
dc.date.available2020-12-01T23:12:04Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26103-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The improvisation deals with the capacity of the human being to face events not planned in advance, is an act of intelligence necessary for a quality of life, where the individual learns to position himself and seek methods through improvisation, to solve daily situations when unforeseen events occur. In childhood children in their actions tend to be creative, in their way they reproduce what they end up experiencing in the day to day, already existing a spontaneity, a natural improvisation. Respecting the stages of their motor, cognitive and affective development is extremely necessary so as not to lead to future consequences that may hinder their integral development. To use theatrical games in Physical Education would be something new, something to increase the students' knowledge, besides being a very rich tool for the socio-affective development of the child. As a method, two practical interventions were carried out at Escola Parque 308 Sul, in a class of 1 st year of Early Childhood Education. The data collected are of a qualitative nature, considering the following categories of contents: class membership, engagement level and key phrases collected in the focus group. The practices contributed to the realization that theater play becomes an important element as a pedagogical resource for emotional and affective growth in students' learning in Physical Education for Children.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.