Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeandroFialhoRibeiro_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAthayde, Pedro Fernando Avalone-
dc.contributor.authorRibeiro, Leandro Fialho-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Leandro Fialho. Um estudo de caso sobre a participação das equipes de futsal de duas escolas (pública e particular) nos Jogos Escolares do Distrito Federal. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de identificar as diferenças de preparação para os Jogos Escolares, de duas equipes de futsal, uma equipe é de escola pública e a outra de escola privada, identificando suas interfaces com o planejamento pedagógico da aula de Educação Física escolar. Tal identificação e análise foi feita através de um estudo de caso e de pesquisa social de caráter qualitativo, sendo feitas entrevistas com os professores das equipes de futsal, com a coordenadora da escola pública e com o orientador educacional da escola privada. Para isso, foi feito um referencial teórico pautado na literatura sobre: 1) as relações entre esporte e escola; 2) Os Jogos Escolares do DF e 3) Os Jogos Escolares da Juventude, para dar suporte à discussão sobre os resultados encontrados ao fim da pesquisa. A análise dos discursos obtidos através das entrevistas deu condição para a identificação das diferenças e semelhanças entre os dois âmbitos, seja na mobilização da comunidade escolar em torno da participação das escolas nos Jogos, seja na relação com o planejamento pedagógico e as aulas. Analisando esse caso, percebeu-se que os Jogos apesar de difundir um caráter pedagógico e uma vertente educacional para sua realização, pois está relacionado com o ambiente escolar, são pautados pela lógica do processo de seleção dos melhores, pela valorização do rendimento e dos resultados conquistados. Em relação às escolas, as duas tem processo de organização diferente, mas a mobilização em torno da participação nos Jogos acontece de forma muito marcante nos dois espaços. Ambas selecionam os melhores alunos para integrarem as equipes de futsal, e são as duas últimas campeãs das edições dos Jogos Escolares do DF na modalidade, tendo estratégias de preparação contínuas e a médio prazo para conseguirem tais resultados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEsportes e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordFutsalpt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre a participação das equipes de futsal de duas escolas (pública e particular) nos Jogos Escolares do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T22:46:59Z-
dc.date.available2020-12-01T22:46:59Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26101-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.